Topo

Lary após ir a balada com teste positivo: 'Jamais colocaria gente em risco'

Lary Bottino diz que "tinha certeza" de falso positivo; novos exames foram feitas só hoje pela manhã - Reprodução/Instagram
Lary Bottino diz que 'tinha certeza' de falso positivo; novos exames foram feitas só hoje pela manhã Imagem: Reprodução/Instagram

De Splash, em São Paulo

25/11/2021 14h17Atualizada em 25/11/2021 15h45

A ex-Fazenda 13 Lary Bottino afirmou que "não colocaria a vida de alguém em risco" após ir em balada com os amigos com o teste para a covid-19 apontando diagnóstico positivo.

Ela participaria do "Fazenda News" na Record News, mas foi barrada após o exame na Record indicar o vírus, de acordo com o jornalista Gabriel Perline.

Mesmo assim, afirma o jornalista, foi à balada com as amigas depois — e retirou as fotos das redes sociais. Procuradas por Splash, nem a Record e nem a assessoria de Lary Bottino se pronunciaram sobre o assunto.

Hoje, ela disse nas redes sociais que fez novos exames pela manhã e deram negativos. Contudo, eles foram realizados após ela receber o diagnóstico positivo e sair com os amigos.

Primeiramente, pedir perdão por ter me exposto, saído de casa, exposto outras pessoas com um exame de covid positivo na minha mão. Porém, estou tendo compromissos profissionais todos os dias, tenho feito exames do covid toda hora, PCR dia sim e dia não. Fui testada negativo essa semana, tive covid duas vezes, tenho as vacinas. Sabia que era impossível estar com covid e que aquilo era um falso positivo. Lary Bottino

O falso positivo é quando o exame aponta o diagnóstico da doença, mas o paciente não a tem. Lary exibiu os novos exames e o resultado "não reagente" em vídeos nas redes sociais.

Mas a própria imagem feita por ela mostra a advertência de que não é excluída o risco de ela ter contraído a covid: "o resultado não reagente não exclui a possibilidade de infecção ativa".

Lary Bottino - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Lary Bottino exibiu exames feitos hoje pela manhã; advertência não descarta resultado positivo
Imagem: Reprodução/Instagram

Segundo um estudo liderado pela agência governamental de Saúde Pública da Inglaterra, quem já contraiu o coronavírus uma vez tem um risco cerca de 83% menor de desenvolver covid-19 novamente em comparação com quem nunca teve a doença — mas não há nenhuma indicação de que gere uma imunização 100%

Os dados apontam que tomar as doses das vacinas contra a covid-19 é que reduzem o risco de contrair formas grave da doença. Especialistas ressaltam que a imunização não deixará o corpo do vacinado "fechado", mas reduz bastante os riscos, e recomendam o uso de máscara e evitar espaços fechados com aglomeração.

Em depoimento ao UOL em março, a professora da UFF Regina Flauzino, que é sanitarista e especializada em vigilância à saúde, alertou que "independente de já ter sido vacinado ou ter sido acometido pela doença, as pessoas devem fazer uso da máscara e manter todas as medidas preventivas".

Lary Bottino - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Lary Bottino apagou fotos fazendo exame na Record e de ida a balada em São Paulo
Imagem: Reprodução/Instagram

"Jamais colocaria a vida de alguém em risco, até porque perdi a minha vó pra covid, sei dessa dor e tenho propriedade para falar sobre isso. To sendo massacrada e nem tive a chance de se defender, mas mais uma vez peço perdão pela minha atitude. Não estava com covid, tinha sido testada e todo meu histórico com covid e todo cuidado que tenho", disse.

Lary afirma que "tinha certeza" que era um falso positivo — mas ela não realizou um novo exame antes de sair com os amigos.

Ela reconheceu que a atitude de ter ido a uma balada sem uma nova comprovação científica sobre estar ou não com covid-19 foi um erro.

A ex-peoa disse que não avisou os amigos que a acompanhavam pela sua "certeza" de não estar com a doença. As amigas de Lary, Gabriela Rippi e Maju Mazalli, afirmaram que pretendem fazer o exame PCR para detecção do vírus nos próximos dias.

Fiz os exames assim que acordei e os dois deram negativo. Não estava com covid, não estou com covid, foi um falso positivo como eu sabia naquele momento e por isso eu decidi sair. Peço perdão mais uma vez. Lary Bottino