Topo

Por que 'Um Lugar ao Sol' vai mal de audiência no horário nobre da Globo?

Colaboração para Splash, em São Paulo

24/11/2021 04h00

Depois de quase dois anos de reprises, "Um Lugar ao Sol" é a primeira novela inédita da faixa das 21h, o horário nobre da Globo. Apesar disso, a trama que tem como protagonista Cauã Reymond (Christian) vai mal de audiência.

A novela chegou a registrar 15,6 pontos, enquanto "Gênesis" (Record TV) pontuou 15,8, segundo dados do Kantar Ibope Media.

No "Splash Vê TV", Cristina Padiglione destacou os principais fatores que podem explicar a baixa audiência de "Um Lugar ao Sol": a instabilidade do horário de exibição e a falta de um plano da emissora para a divulgação.

Na noite do dia 16 de novembro, por exemplo, a trama foi ao ar após às 22h30 por causa do jogo de futebol entre Argentina e Brasil pelas Eliminatórias da Copa do Mundo.

No dia em que 'Um Lugar ao Sol' foi ao ar mais tarde por causa do futebol, ela não competiu com 'Gênesis'. Seria melhor não ter exibido porque isso queima a novela. É um produto muito tradicional, assim como o Jornal Nacional, e a Globo falhou também ao não avisar quando a novela começa em horários diferentes.

A falta de constância do horário e a ausência de uma divulgação mais forte nas redes sociais não são exclusividade da trama da faixa das 21h.

"Quanto Mais Vida, Melhor", novela inédita e que estreou na faixa das 19h na segunda-feira (22), passa pelo mesmo "descuido" da emissora, avalia Padiglione.

Outra questão a ser levada em consideração é que o telespectador se acostumou com as reprises durante a pandemia. "Império" (2014), reprisada antes de "Um Lugar ao Sol", chegou a bater 30 pontos de audiência. Mas nem tudo está perdido, a colunista de Splash Marcelle Carvalho afirma que a audiência da nova trama pode melhorar se a Globo mudar sua estratégia.

As pessoas estavam carentes de novelas novas, mas se acostumaram com reprises que ficaram no ar por muito tempo. Tem pontos que deveriam ganhar um corpo maior na estratégia de divulgação da emissora.

'Splash Vê TV'

Apresentado por Débora Miranda ao lado de Cristina Padiglione, Aline Ramos e Marcelle Carvalho, o podcast Splash Vê TV vai ao ar às terças-feiras, 13h, no YouTube e demais plataformas de áudio.