Topo

Nanda Costa lembra complicação em parto de gêmeas: 'Rins começaram a parar'

Nanda Costa relatou os desafios de acompanhar filha na UTI e os problemas que enfrentou no parto e no puerpério  - Reprodução/Instagram
Nanda Costa relatou os desafios de acompanhar filha na UTI e os problemas que enfrentou no parto e no puerpério Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

20/11/2021 14h47Atualizada em 20/11/2021 14h47

Nanda Costa usou as redes sociais para compartilhar seu relato de parto 1 mês depois de ter dado à luz as gêmeas Kim e Tiê. A atriz celebrou o momento mas contou que, apesar de ter vivido uma gravidez tranquila, viveu várias complicações na reta final, como alta de pressão, resultado de uma pré-eclâmpsia, e uma falha em seus rins, que pararam de funcionar corretamente.

"Ontem fez um mês que nascemos! Sem dúvida é o momento mais desafiador e intenso da minha vida. Tive uma gravidez tranquila, nunca me senti tão bem em toda minha vida. Mas, de repente, minha pressão subiu, meus rins começaram a parar e, com 35 semanas e 3 dias de gestação, precisamos antecipar o parto", detalhou ela, agradecendo ainda à obstetra Flávia Tarabini, que "salvou sua vida".

A atriz contou que mesmo após o parto continuou vivendo momentos tensos ao lado da companheira, a percussionista Lan Lan, já que a primeira bebê a nascer, Kim, nasceu com apenas 1,815 kg e precisou ser encaminhada para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Já Nanda também precisou ficar internada quase uma semana para controlar a hipertensão diagnosticada na reta final da gravidez.

"Nasci mãe no susto e 'padecer no paraíso' nunca fez tanto sentido. Tive que me dividir entre quarto, UTI e passagens pelo Lactário para tirar leite e alimentar a pequena Kim, que chegou a 1,600kg. O hospital/maternidade está em obra e, dois dias depois do parto, entre essas idas e vindas, fiquei presa no elevador, o que aumentou ainda mais a minha pressão e potencializou meu puerpério. Tiê e eu recebemos alta 5 dias após o parto. Kim só receberia alta quando alcançasse pelo menos 2kg", detalhou.

Em um segundo post, a atriz contou que o peso de Kim flutuou a cada dia de internação, até que duas semanas depois, já estabilizada, a bebê teve alta e pode "reencontrar" a irmã.

"Foi mágico e, talvez, o melhor dia dos últimos 30", afirmou Nanda. "Tem uma parte da vida que a rede social não mostra e como estamos vivendo tempos de julgamentos cada vez mais difíceis, as vezes preferimos focar em compartilhar as alegrias. Mas hoje, eu escolhi dividir o quão difícil foi e tem sido", explicou ela, que destacou ter continuado a enfrentar problemas de saúde no pós-parto, agradecendo o apoio de familiares e amigos.

"Um dia após receber alta, precisei reinternar, desta vez, na UTI. Minha pressão chegou a 180x90, imagina isso pra uma pessoa que sempre teve a pressão 90x60. Graças a Deus tenho uma rede de apoio maravilhosa, médicos incríveis, minha mãe (que hoje entendo, amo e admiro mais do que nunca), minha sogra, meus amigos, as dindas e dindos das minha filhas, a minha mulher, que amo cada dia mais e mais, e, claro, as minha filhas por terem nos escolhido", declarou Nanda.

Concluindo seu recado, a atriz não deixou de expressar seu apoio às outras novas mães e comemorou a saúde de suas gêmeas após as primeiras semanas complicadas.

"Mesmo sabendo que seria assim, faria tudo de novo pra receber a benção que é ter Kim e Tiê nas nossas vidas. Obrigada a todos pelas mensagens de amor. Obrigada Deus, deusas e todos os Orixás! Obrigada, médicos, terapeutas, enfermeiros, técnicos e todo universo. Obrigada Lan, havia de ser com você, só tinha de ser com você! Te amo pra sempre. Para todas as mães e puérperas, o meu melhor abraço! Estamos juntas. Ah, e as meninas estão super bem e gordinhas, Amém".