Topo

Thanos, Popeye, Salsicha, Sra Morello: Os dubladores que morreram em 2021

Ator e dublador Orlando Drummond aos 101 anos - Reprodução/Instagram
Ator e dublador Orlando Drummond aos 101 anos Imagem: Reprodução/Instagram

De Splash, em São Paulo

19/11/2021 14h15Atualizada em 19/11/2021 18h05

A gente acompanha filmes, séries e desenhos animados e logo identifica a voz com o personagem. Se não é acostumado, ver a Senhorita Morello, de "Todo Mundo Odeia O Chris", ou o Salsicha, de "Scooby-Doo", é como conhecer quem está falando.

O ano de 2021 marcou algumas perdas para a dublagem brasileira que impactou os fãs de séries e filmes.

Em especial, o universo de desenhos animados, como "A Pequena Sereia", "Overlord" e "Tarzan". Nos longas, o público perdeu vozes que davam o português a Mel Gibson e Arlequina, a vilã icônica do "Esquadrão Suicida".

Capitão John Smith e Clayton -- Dário Castro

Dário Castro - Reprodução / Facebook - Reprodução / Facebook
O dublador Dário de Castro
Imagem: Reprodução / Facebook

Dário Castro morreu em abril vítima da covid-19. Ele, que também era ator, dublou o Capitão John Smith em "Pocahontas" e Clayton em "A Lenda de Tarzan". Ele também ficou conhecido por dar vozes aos atores Russell Crowe, Liam Neeson, William Hurt e Dolph Lundgren.

Susie Ovelha -- Ana Lúcia Menezes

Ana Lucia Menezes - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Ana Lúcia Menezes dublou personagens de 'Ben 10', 'Popeye', 'Peppa Pig' e 'Carrossel'
Imagem: Reprodução/Instagram

A dubladora Ana Lúcia Menezes também morreu em abril aos 46 anos. Ana Lúcia sofreu um acidente vascular cerebral, ou AVC, uma semana antes.

Atriz, ela colaborou na dublagem com "Rebelde", "Mamma Mia", "Meu Primeiro Amor", "A Viagem de Chihiro", "Power Rangers" e "Carinha de Anjo".

Ela dava voz a Susie Ovelha do desenho "Peppa Pig". A protagonista da trama é dublada pela filha de Ana Lúcia, Bia Menezes.

Arlequina, Florzinha, Callie Torres -- Iara Riça

Iara Riça  - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Iara Riça, dubladora da Arlquina, tem morte cerebral após aneurisma
Imagem: Reprodução/Twitter

Iara Riça morreu no dia 27 de abril após sofrer um aneurisma. Aos 56 anos, ela era conhecida por emprestar a voz para a vilã Arlequina em "Esquadrão Suicida".

Outros personagens foram Florzinha de "As Meninas Superpoderosas", Callie Torres de "Grey's Anatomy", Tails de "Sonic" e Tecna em "O Clube das Winx". Além disso, ela também dublou em "Rebelde", "X-Men", "Mulan 2", "Sobrenatural", "Zack & Cody", "As Visões da Raven", "Teletubbies" e "Eu, a Patroa e as Crianças".

Entoma Zeta -- Mariana Mirabetti

Mariana Mirabetti - Reprodução - Reprodução
Mariana Mirabetti
Imagem: Reprodução

Em junho, a dubladora Mariana Mirabetti morreu vítima da covid-19 aos 39 anos. Um dos seus principais trabalhos era como Entoma Zeta em "Overlord".

Mariana também dublou Abigail na série "Zoo" e Emori, na série "The 100". Também trabalhou em "Guerra dos Cupcakes", "Meu Casamento dos Sonhos" e "O Sócio".

Vingador, Popeye, Alf, Scooby-Doo -- Orlando Drummond

Orlando Drummond - Reprodução / Instagram - Reprodução / Instagram
Orlando Drummond publicou uma foto ao lado do presente
Imagem: Reprodução / Instagram

Seu Peru e dono de vozes de vários personagens, o ator e dublador Orlando Drummond marcou várias gerações ao dar vida para personagens.

Ele trabalhou com as dublagens de Alf o ETeimoso, Gargamel, Scooby-Doo, Popeye e Vingador. Orlando morreu em julho aos 101 anos, em decorrência de falência múltipla dos órgãos.

Os primeiros trabalhos na TV foram a partir de 1950. Ele também fez o Gato Guerreiro de He-Man, o Corujão do Ursinho Pooh, e as dublagens em filmes do Imperador Palpatine em "Star Wars: O Retorno de Jedi" e do Capitão de "Titanic", vivido nas telonas por Bernard Hill.

Salsicha e Pernalonga -- Mário Monjardim

Mário Monjardim - Foto: Reprodução / Instagram - Foto: Reprodução / Instagram
Mario Monjardim morreu aos 86 anos ele era amigo de Orlando Drummond
Imagem: Foto: Reprodução / Instagram

Três dias depois de Orlando Drummond, outra voz marcante da dublagem brasileira morreu: Mário Monjardim. O diretor morreu em casa aos 86 anos.

Os dois trabalharam juntos no desenho "Scooby-Doo" — com Drummond como o cão e Mário como o amigo, Salsicha. Os dois eram muito amigos, e Drummond chegou a ser um dos padrinhos de casamento do filho do diretor.

Mário Monjardim também ficou conhecido por dar voz ao Pernalonga em "Looney Tunes".

Margarida, Zatanna Zatara e Sra. Morello -- Christiane Louise

Christiane Louise - AmandaFleure/UOL - AmandaFleure/UOL
Christiane Louise foi morta aos 49 anos
Imagem: AmandaFleure/UOL

A dubladora Christiane Louise foi assassinada a facadas aos 49 anos, segundo a polícia. De acordo com O Globo, o autor do crime foi o economista Pedro Paulo Gonçalves Vasconcellos da Costa, de 27 anos, que confessou o crime.

Cristiane deu voz a personagens como Margarida (Disney), Mercy (Overwatch), Sivir (League of Legends), Zatanna Zatara (Liga da Justiça: Sem Limites), Sra. Morello (Todo Mundo Odeia O Chris), Edna Krabappel (Os Simpsons), entre outros.

Mel Gibson -- Júlio Chaves

Júlio Chaves - Reprodução: Twitter - Reprodução: Twitter
Júlio Chaves morreu em decorrência do coronavirus
Imagem: Reprodução: Twitter

Vítima da covid-19 aos 76 anos, Júlio Chaves morreu em agosto. O ator ficou conhecido por ter emprestado sua voz ao artista norte-americano Mel Gibson.

Ele também dublou Tommy Lee Jones, Jeremy Irons, o pai do Nemo em "Procurando Nemo" e "Procurando Dory", além de Crowley na série "Supernatural", e o Tio Válter na franquia "Harry Potter".

Thanos -- Leonardo José

Leonardo José - Reprodução/Divulgação - Reprodução/Divulgação
Morre Leonardo José, dublador de Thanos
Imagem: Reprodução/Divulgação

Temido no universo de heróis da Marvel, Thanos foi dublado por Leonardo José. O ator morreu ontem aos 78 anos.

Ele ficou famoso por dublar para vilões da Disney como Frollo, de "O Corcunda de Notre Dame" (1996), Shan Yo, de "Mulan" (1998), Kron, de "Dinossauro" (2000) e o gorila Kerchak, de "Tarzan" (1999).

No mundo dos heróis, Leonardo José também dublou o ator Patrick Stewart, o Professor Xavier, da franquia "X-Men".