Topo

'É bem complexo', diz Erika Januza sobre sexo em 'Verdades Secretas 2'

Erika Januza vive modelo viciada em remédios em "Verdades Secretas 2" - Reprodução/Globoplay
Erika Januza vive modelo viciada em remédios em 'Verdades Secretas 2' Imagem: Reprodução/Globoplay

Lucas Pasin

De Splash, no Rio

19/11/2021 04h00Atualizada em 19/11/2021 10h34

No papel da modelo Laila em "Verdades Secretas 2", da Globo, Erika Januza gostou de viver uma personagem que não exigia dela tantas cenas de sexo. A atriz, de 36 anos, contou em entrevista a Splash não ter problemas em ficar nua na televisão, mas considera "complexo" quando lhe pedem para ter alguma cena mais íntima, principalmente dirigida por Amora Mautner, que, segundo a atriz, exige muita intensidade.

Laila é casada com Ariel (Sérgio Guizé) e, segundo adianta Erika, terá apenas uma única cena de sexo com o marido. A trama da modelo gira em torno do "vício pela magreza" e a automedicação.

A minha personagem vive num universo paralelo, né? Não entra tanto nesses momentos de intimidade. As cenas de nudez na TV se tornaram mais fáceis que as de sexo. O sexo precisa parecer verdadeiro, mas a gente tem medo que pareça verdadeiro. É uma questão de ter pudor. É bem complexo para mim fazer essas cenas, mas, se estiver escrito, eu faço.

Erika conta, no entanto, sempre ter contracenado com parceiros que a ajudaram quando era necessário gravar algo mais íntimo entre os personagens. Ela elogia Sérgio Guizé em "Verdades Secretas 2" e comenta sobre a direção artística de Amora Mautner:

"Trabalhar com o Guizé foi incrível. Ele se jogava nas cenas comigo e me ajudava a entrar no universo da Laila. Na cena de sexo, por exemplo, comecei com pudor, meio tímida, e a Amora mandando eu me jogar cada vez mais. Ele me ajudou. Tem toda uma questão de respeitar o corpo do outro. A Amora é intensa e gosta que os atores se joguem mesmo, independente do tipo de cena."

Erika Januza em cena de 'Verdades Secretas 2' após uma das crises por automedicação - Reprodução/Globoplay - Reprodução/Globoplay
Erika Januza em cena de 'Verdades Secretas 2' após uma das crises por automedicação
Imagem: Reprodução/Globoplay

'Olhava no espelho e me achava estranha'

Para viver o drama de uma modelo viciada em anfetamina, com automedicação para emagrecer, Erika Januza escolheu perder dez quilos. A atriz também conversou com pessoas que fizeram o uso do remédio e com médicos. Diferente de Laila, para perder peso, ela teve acompanhamento e um chef de cozinha a seu dispor.

"Foi a personagem que mais me obrigou a me desconstruir. Ninguém exigiu o emagrecimento, mas achei coerente com a construção da Laila. Nunca tinha feito dieta e cada mudança no corpo me sentia mais dentro da personagem. Até dizer: 'chega, agora já está bom de emagrecer'''.

A imagem mais magra não agradou Erika. Após terminar as gravações, a atriz tratou de recuperar o peso perdido.

Não gostei do meu corpo. Me dava aflição. Olhava no espelho e me achava estranha. Mas, ao mesmo tempo, gostei de ver que funcionaria para a personagem. Sou 'zero culto à magreza'. Terminei de gravar já querendo meus quilos de volta e ainda estou nesse processo de recuperação.

Erika Januza vive Laila em 'Verdades Secretas 2' - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Erika Januza vive Laila em 'Verdades Secretas 2'
Imagem: Reprodução/Instagram

'A vida toda busquei uma estética que não era minha'

Erika nunca teve questões com a balança mas, assim como Laila e outras mulheres, também enfrentou uma briga por cobranças estéticas. No caso da atriz, a dificuldade era com a aceitação do cabelo.

O cabelo, para a mulher negra, é sempre uma questão. A vida inteira busquei uma estética que não era minha. Tive cabelo alisado e não tinha informações sobre como cuidar e nem mesmo como aceitar ele como algo bonito. Hoje me aceito bem como sou. O meu cabelo hoje é algo sem limites para mudar e inovar, e eu amo. Essa mudança, no entanto, começa do interno para aparecer no externo.