Topo

Szafir desfila na SPFW com bolsa de colostomia após complicações da covid

Luciano Szafir usa bolsa de colostomia em desfile na SPFW - Cauê Moreno/Divulgação
Luciano Szafir usa bolsa de colostomia em desfile na SPFW Imagem: Cauê Moreno/Divulgação

De Splash, em São Paulo

18/11/2021 21h41

O ator, empresário e modelo Luciano Szafir abriu o desfile do estilista Walério Araújo na 52ª edição da SPFW (São Paulo Fashion Week) mostrando sua bolsa de colostomia, item que passou a usar há quatro meses após complicações da covid-19.

O ator desfilou com o propósito de chamar atenção para a causa de quem tem a mesma condição — o Dia Nacional das Pessoas com Estomia foi celebrado na última terça (16).

Szafir pediu ao estilista uma roupa personalizada para deixar a bolsa visível, como forma de combate ao preconceito contra quem tem um estoma.

"Quero quebrar o preconceito, normalizar e fazer entender que um estomizado não precisa sofrer privações. Vida normal. E, tomara, que esta ação mude a visão que muitos ainda têm sobre quem usa uma bolsa de estomia", diz Szafir.

Internação de Luciano Szafir

O artista de 52 anos foi internado em 22 de junho no Hospital Samaritano após testar positivo para a covid-19 pela segunda vez. O ator optou pela internação após sentir os primeiros sintomas.

Luciano passou por uma cirurgia de emergência no dia 7 de julho após complicações causadas pelo vírus. Ele foi transferido para o hospital Copa Star um dia após a realização do procedimento.

Após a transferência, Sasha Meneghel, filha de Luciano Szafir com a apresentadora Xuxa, interrompeu a lua de mel e voltou ao Brasil para acompanhar o quadro do pai.

Szafir teve alta somente no final de julho e desde então vem trabalhando para se recuperar da doença.