Topo

Dificuldades, foco e estreia de Wagner Moura: os bastidores de 'Marighella'

Seu Jorge e Wagner Moura durante as gravações de "Marighella" - Reprodução/Divulgação
Seu Jorge e Wagner Moura durante as gravações de 'Marighella' Imagem: Reprodução/Divulgação

Fernanda Talarico

De Splash, em São Paulo

18/11/2021 04h00

Wagner Moura não olhava para os lados na manhã de 16 de dezembro de 2017. O sol mal tinha nascido quando o diretor entrava na sala com o elenco e equipe técnica de "Marighella", filme que, à época, ainda não levava este nome, mas já era chamado assim entre os membros da produção.

A seriedade de Moura durante a preparação para aquele dia de filmagens de seu longa de estreia chamava a atenção de todos os recém-chegados ao local, que ainda não estavam acostumados com o "modus operandi" do cineasta. Conhecido pelo seu carisma e educação, ali ele era de poucos amigos. A tensão, no entanto, se dissipou com a chegada de Seu Jorge, o protagonista do título. Diretor e ator se abraçaram e, como melhores amigos, conversaram amenidades até que o papo mudou para a cena que seria gravada.

Wagner Moura em gravação de 'Marighella' - Fernanda Talarico/ Acervo Pessoal - Fernanda Talarico/ Acervo Pessoal
Wagner Moura em gravação de 'Marighella'
Imagem: Fernanda Talarico/ Acervo Pessoal

Como toda a produção foi bastante pontual - estavam todos presentes às 7h00 da manhã -, a gravação começou no horário previsto, por volta das 10h00. As filmagens aconteceram na Rua Jairé, no bairro do Belém, em São Paulo (SP), e, com a ambientação do local, transportavam todos que estavam lá para a década de 1960.

Além dos figurinos que ajudavam a remeter à época, havia também carros antigos, alugados de alguns colecionadores: dois Fuscas, uma Rural, um caminhão Ford e um Cadillac. Todos impecáveis, muito bem conservados para veículos produzidos há cerca de 60 anos. Para ambientar ainda mais a produção, foram colocadas placas antigas nos carros que, de uma hora para a outra, voltaram no tempo até a década em que foram montados.

Carros usados nas gravações de 'Marighella' - Fernanda Talarico/ Acervo Pessoal - Fernanda Talarico/ Acervo Pessoal
Carros antigos que foram usados nas gravações de 'Marighella'
Imagem: Fernanda Talarico/ Acervo Pessoal

Para a cena que seria gravada, Seu Jorge usava uma peruca com o cabelo um pouco mais cheio - usado como disfarce por Carlos Marighella. A filmagem não entrou para o corte final do filme, mas contava com ele ajudando o amigo baleado. Para o desespero do dono, um Fusca vermelho foi o carro escolhido por Wagner Moura para estrelar o momento, deixando o banco todo sujo de sangue falso.

Aparentemente, era para ser uma cena simples de ser gravada, mas não foi o que aconteceu. Dirigir um carro antigo não é algo fácil e, pelo que parecia nítido entre os colecionadores que ali estavam, é necessário treino, traquejo e conhecimento do próprio veículo. Portanto, quando a atriz Bella Camero foi gravar a cena em que levava o amigo baleado e os companheiros, a operação se mostrou muito mais complicada do que todos imaginavam.

O Fusca vermelho deveria andar apenas alguns metros, mas fazer o veículo funcionar foi uma tarefa quase impossível. Depois de diversas tentativas com o carro morrendo - e com o desespero do dono -, o diretor achou prudente deixá-lo "descer na banguela", sem o motor ligado, e apenas torcendo para que Camero apertasse o freio quando fosse necessário.

Cena de 'Marighella' - Fernanda Talarico/ Acervo Pessoal - Fernanda Talarico/ Acervo Pessoal
Cena de 'Marighella'
Imagem: Fernanda Talarico/ Acervo Pessoal

Wagner Moura se manteve concentrado durante toda a gravação, focado no que estava sendo filmado. Seu silêncio era de quem estava vivenciando cada segundo, como se fizesse parte do filme. No entanto, a mudez era abruptamente quebrada por gritos de "Vai!" e "Ação!" entre as cenas, momentos em que a atriz Ana Paula Bouzas se preparava para atuar dando socos no ar. Tudo para manter a tensão que uma cena como aquela pedia.

Quando finalmente o resultado esperado pelo diretor foi alcançado, Moura se tornou aquela pessoa que existe no imaginário popular dos fãs brasileiros: conversou com todos os presentes e tirou fotos com alguns fãs que passaram por ali. Durante o almoço, se sentou com a produção, mas o ar era de descontração e amizade entre aqueles que o rodeavam. Quase que convidativo para que qualquer um que ali estivesse puxasse a cadeira e contasse sobre a vida.

Já quase no fim da refeição, Bruno Gagliasso apareceu no local e correu para conseguir almoçar também — ele chegou antes do esperado para gravar suas cenas do dia. A presença do ator causou um rebuliço entre as pessoas, mas foi o dono do Fusca vermelho quem deu o primeiro passo. "Já quase estragaram meu carro, vou pedir uma foto com ele para mandar para a minha esposa", disse. Gagliasso aceitou, e quem fotografou foi o próprio Wagner Moura.

'Marighella' está em exibição nos cinemas do Brasil.