Topo

Helena é eliminada do 'MasterChef' após barriga de porco queimada

Helena é eliminada do MasterChef após barriga de porco queimada - Reprodução/Band
Helena é eliminada do MasterChef após barriga de porco queimada Imagem: Reprodução/Band

Colaboração para Splash, em Pernambuco

17/11/2021 00h46Atualizada em 17/11/2021 00h47

A jornalista Helena Furtado, 43, foi a 19ª eliminada do "MasterChef Brasil" em sua 8ª temporada avaliando cozinheiros amadores.

Ela deixou uma barriga de porco queimar e acabou ficando pra trás, em uma prova de eliminação muito disputada, onde eles reproduziram pratos de ex-campeões do "MasterChef Brasil".

A mineira disputou até o final ao lado de Eduardo e foi eliminada por ter o prato que mais pecou tecnicamente. Fogaça considerou que os dois tiveram uma boa jornada, com destaques positivos.

Helena já havia sido eliminada do programa em setembro, após esquecer sal em um prato, mas voltou ao "MasterChef" após vencer a prova de repescagem da temporada.

Ela contou que sair pela segunda vez é diferente de sair da primeira e que, agora, sai mais leve e tranquila, sem duvidar mais de si.

Confira o que rolou no episódio de hoje de 'MasterChef Brasil'

spoiler - Arte UOL - Arte UOL
Alerta de Spoiler Splash
Imagem: Arte UOL

No episódio de hoje, os participantes enfrentaram um dos "terrores" da maioria do elenco: o chocolate.

Não era apenas, contudo, um chocolate qualquer.

Os chefs Helena Rizzo, Fogaça e Jacquin assustaram ao contar que, na prova do dia, eles precisariam fazer uma sobremesa com chocolate que trouxesse alguma surpresa na hora da degustação

Daphne, campeã da prova da última semana, poderia tirar 10 minutos de prova de 2 concorrentes ou 15 de apenas um. Ela ficou com a primeira opção e escolheu subtrair 10 minutos de prova de Eduardo e Heitor,

Os chefs pediram criatividade aos participantes na execução dos pratos e a maioria apostou em pratos que fugiram ao convencional.

Tiago foi o primeiro, mas se atrapalhou por não conseguir flambar sua doma de dois chocolates de imediato. O mesmo deveria derreter, mas demorou mais do que o esperado. Ainda assim, ele foi elogiado pelo gosto e pela quebra de sabores com a acidez que o tamarindo que acrescentou na receita trouxe.

Helena fez um pão com mousse de chocolate, com azeite e fumaça de alecrim. Helena Rizzo declarou que o prato da xará tinha uma mousse com textura perfeita e que todos os ingredientes do prato ornaram. Ela se emocionou com os elogios dos chefs.

Eduardo apostou em uma cúpula de mousse de chocolate e uma torta caprese de acompanhamento. O prato de Edu foi elogiado pelo sabor e pela apresentação, mas criticado por ser um pouco sem personalidade e pecar pela falta de técnica.

Kelyn foi uma das mais desanimadas. Ela tentou fazer uma molde de abóbora, mas se atrapalhou e entregou apenas um creme de abóbora com ganache de chocolate. Os chefs a alertaram que ela tentou um passo maior do que a perna e entregou um prato que não dava pra avaliar por não ter nada.

Isabella fez uma sobremesa inspirada em um ovo beneditino, com chocolate branco e gema de maracujá. O prato foi elogiado e considerado incrível e bem feito, com os chefs destacando a mão que ela tem para a confeitaria.

Heitor produziu um cannoli de chocolate com frutas vermelhas e um mix de licores para acompanhar. O cannoli foi considerado bem feito, assim como a ganache, mas criticado por tentar colocar uma fumaça no prato que não ornou no final.

Daphne fez uma releitura de abacate, com casca de chocolate, mousse verde e uma mousse de chocolate para completar. O prato foi considerado muito criativo e lindo e recebeu indicações apenas de acrescentar um chocolate branco à receita.

Helena e Isabella foram consideras as melhores da prova, com Isa sendo a campeã e tendo o prato incorporado a um resort.

Por vencer a prova, ela foi a única a se livrar da eliminação, com os outros 6 indo disputar a prova final.

Prova de eliminação

A prova de eliminação trouxe de volta os 6 campeões do "MasterChef": Elisa (1ª temporada), Izabel (2ª temporada), Léo (3ª), Michele (4ª), Maria Antonia (5ª) e Rodrigo (6º).

Coube a Isa decidir o prato de cada um dos demais competidores e a grande maioria dos competidores se enrolaram com algum processo da prova.

Edu reproduziu o prato de Elisa: um mion suíno selado, com um purê de abóbora e um molho criado, além de uma farofa de pão. A representação dele foi considerada saborosa, mas criticada por falta de molho e mais delicadeza.

Kelyn ficou com o prato de Izabel, uma bochecha de porco estufada com um purê de batata de tutano de boi e um molho. O ponto da bochecha e o purê foram elogiados, assim como o molho.

Heitor fez o prato de Léo, uma barriga de porco na pressão com acelga. O prato do analista de sistema foi elogiado pelo ponto excelente da barriga, mas criticado por ter alterado um pouco o molho e a apresentação.

Tiago ganhou o prato de Michele, um cupim com palmito pupunha e um purê de alho poró com ervas. O prato dele também foi considerado gostoso e bem temperado, com um molho delicioso.

Daphne foi escolhida para reproduzir o prato de Maria Atonia: uma massa fresca com ragu e uma farofa de tutano. A ex-MasterChef Kids não gostou do prato que recebeu e chegou a verbalizar uma possível desistência no meio da prova, mas entregou tudo. Contudo, a massa foi considerada boa, no ponto e o ragu bem temperado.

Helena ficou com o prato de Rodrigo: uma barriga com vinagrete de feijão. Ela se enrolou durante a produção por ter deixado a barriga queimar durante o processo. Ainda assim, a barriga de porco foi considerada macia. Porém, o prato foi criticado pela falta de molho.