Topo

Novo 'Esqueceram de Mim' homenageia o clássico, mas lembra de inovar

Archie Yates como Max em "Esqueceram de Mim no Lar Doce Lar" - Philippe Bosse/20th Century Studios
Archie Yates como Max em "Esqueceram de Mim no Lar Doce Lar" Imagem: Philippe Bosse/20th Century Studios

Laysa Zanetti

De Splash, em São Paulo

12/11/2021 04h00

"Nem uma sequência, nem uma refilmagem."

É assim que o pequeno Archie Yates define "Esqueceram de Mim no Lar Doce Lar" em entrevista para Splash. O novo filme natalino que nasce nas rebarbas do clássico da Sessão da Tarde com Macaulay Culkin acompanha Max (Yates), um garoto de 10 anos que é esquecido em casa no feriado natalino, enquanto toda a sua família viaja para Tóquio.

Será que nasce um novo Kevin?

Tudo seria muito simples se não houvesse um conflito, que chega nas figuras de dois comediantes para lá de irreverentes. Ellie Kemper, de "The Office" e "Unbreakable Kimmy Schmidt", e Rob Delaney, da infelizmente pouco conhecida "Catastrophe", vivem um casal que precisa entrar na casa do pequeno Max para recuperar um artefato perdido, que pode lhes custar a própria casa e todas as economias.

Ellie Kemper e Rob Delaney vivem Pam e Jeff em "Esqueceram de Mim no Lar Doce Lar" - Philippe Bosse/20th Century Studios - Philippe Bosse/20th Century Studios
Ellie Kemper e Rob Delaney vivem Pam e Jeff em "Esqueceram de Mim no Lar Doce Lar"
Imagem: Philippe Bosse/20th Century Studios

Por isso, eles até são vilões, mas são "vilões camaradas", e este é um dos primeiros pontos em que a nova comédia se distancia das originais da década de 1990.

Como renovar um clássico?

Embora o filme faça referências aos primeiros "Esqueceram de Mim", com menções diretas ao que aconteceu e aparições surpresa, ele também faz questão de trilhar seu próprio caminho, sobretudo alterando a dinâmica entre os personagens centrais para torná-las mais complexas, mas sem perder a inocência de um clássico infantil.

Em entrevista para Splash, Kemper e Delaney explicam como isso os incentivou a mergulharem no projeto.

Quando eu fiquei sabendo de 'Esqueceram de Mim no Lar Doce Lar', eu pensei: 'É bom que eles saibam o que estão fazendo e que tenham um motivo claro'. Então eu li o roteiro e descobri que, sim, eles tinham. Rob Delaney

"É uma história original, e a razão de piadas por cena é absurda", continua o ator. "Esses caras escrevem para o 'Saturday Night Live', então eles não estão brincando."

Os dois vivem um casal bastante peculiar, e seus estilos de comédia bem distintos são reconhecíveis nos personagens.

Ellie Kemper em especial interativo de 'Unbreakable Kimmy Schmidt' - Reprodução/EW - Reprodução/EW
Ellie Kemper em especial interativo de 'Unbreakable Kimmy Schmidt'
Imagem: Reprodução/EW

"Nós não havíamos nos conhecido antes, mas nos demos bem imediatamente. Como você mencionou 'Kimmy Schmidt' e 'Catastrophe', nós dois temos nossos próprios estilos, e por isso aparecíamos preparados. Entre uma cena e outra, compartilhávamos fotos dos nossos filhos, somos esse tipo de pais insuportáveis", brinca o ator.

Kemper completa:

"Quando eu entrei no projeto, sabia que Rob já estava envolvido, e eu sou uma super fã do trabalho dele. De cara, isso já me animou, então foi fácil dizer 'sim'. Como nós estávamos filmando no Canadá, ambos ficamos longe das famílias e dos filhos, e isso também nos aproximou."

Sai Kevin, entra Max

Macaulay Culkin em "Esqueceram de Mim" (1990) - Divulgação - Divulgação
Macaulay Culkin em "Esqueceram de Mim" (1990)
Imagem: Divulgação

Esqueça os cabelos loiros e a cara de assustado de Kevin McCallister, porque aqui o deixado para trás é Max. O protagonista é vivido por Archie Yates, ator britânico de 12 anos que derreteu corações ao interpretar Yorki no drama "Jojo Rabbit", de Taika Waititi.

Archie Yates vive Max em "Esqueceram de Mim no Lar Doce Lar, disponível no Disney+ - Philippe Bosse/20th Century Studios - Philippe Bosse/20th Century Studios
Archie Yates vive Max em "Esqueceram de Mim no Lar Doce Lar, disponível no Disney+
Imagem: Philippe Bosse/20th Century Studios

Embora o personagem compartilhe aquela mesma alegria de Kevin ao perceber que teria a casa apenas para si durante o Natal, ele logo entende que a ideia não é tão boa assim, e isso abre caminho para o filme tomar uma direção doce e sentimental.

"É uma honra para mim fazer parte dessa nova geração do entretenimento", conta o ator. "É dessas coisas incríveis que tenho sorte de poder fazer. Me sinto muito feliz de estar neste papel."

Para Aisling Brea, que interpreta a mãe de Max, Carol, assumir uma personagem que é "herdeira" da vivida pela brilhante Catherine O'Hara é uma grande responsabilidade. Mesmo assim, ela destaca que existe um diferencial entre a relação que Kate tinha com o filho, Kevin, e a que a sua Carol tem com o pequeno Max.

Catherine O'Hara (Kate) e Macaulay Culkin (Kevin) em "Esqueceram de Mim" (1990) - Divulgação/20th Century Fox - Divulgação/20th Century Fox
Catherine O'Hara (Kate) e Macaulay Culkin (Kevin) em "Esqueceram de Mim" (1990)
Imagem: Divulgação/20th Century Fox

Catherine O'Hara é provavelmente minha atriz favorita no mundo todo. É bom estar no mesmo universo [daqueles personagens], mas acho que eles são bem diferentes. Nosso filme tem outra energia entre mãe e filho, não estamos tentando refazer o original ou nada do tipo.