Topo

Aline Ramos: 'Um Lugar ao Sol estreia com poucos atores negros'

Colaboração para Splash, em São Paulo

11/11/2021 04h00

"Um Lugar ao Sol" estreou com muitos elogios do público, que esperava ansioso por uma novela inédita na faixa das 21h da Globo. No primeiro capítulo, exibido na segunda-feira (8), uma amizade ganhou destaque já nas primeiras cenas, a de Christian (um dos gêmeos interpretado por Cauã Reymond) e Ravi (Juan Paiva).

Ravi é o único personagem negro que aparece no primeiro capítulo. Na primeira cena, os bebês gêmeos são negros, mas depois se tornam os personagens de Cauâ Reymond: Christian e Renato.

Colunista de Splash, Aline Ramos reparou na pouca presença de atores negros no elenco e torce para que isso mude no decorrer dos capítulos.

No primeiro capítulo só teve a participação de um ator negro. Até os bebês nasceram negros e depois viraram o Cauã Reymond. A gente tem ao todo, até o momento, quatro atores negros na novela.

Com base no começo da história, Aline lembra também que Ravi é um estereótipo comum na dramaturgia: o amigo negro do protagonista.

Temos que assistir para bater o martelo, mas tem alguns estereótipos a serem questionados, como o melhor amigo do protagonista ser negro. Isso é muito recorrente em séries, filmes e novelas. Ainda estão repetindo alguns erros do passado que dá um desgosto de ver. A gente tem debatido tanto isso.

'Splash Vê TV'

Apresentado por Débora Miranda ao lado de Chico Barney, Cristina Padiglione e Aline Ramos, o podcast Splash Vê TV vai ao ar às terças-feiras, 13h, no YouTube e demais plataformas de áudio.