Topo

A casa antes da fama e emoção: um 'tour' pela Goiânia de Marília Mendonça

Lucas Pasin

De Splash, em Goiânia

11/11/2021 04h00Atualizada em 11/11/2021 09h33

Um dia após o enterro de Marília Mendonça, no domingo (7), Gabriel Agra, compositor e amigo da "rainha de sofrência", com quem já escreveu mais de 100 músicas em parceria, fez um convite irrecusável para Splash: um "tour" por Goiânia em busca de contar o início da trajetória musical de uma das maiores cantoras que o Brasil já teve.

O compositor, que atualmente vive em Anápolis, cerca de 50 km da capital, dirigiu pela cidade enquanto contava histórias vividas com a artista - morta em um trágico acidente aéreo aos 26 anos.

Compor com a Marília era muito fácil, ela tinha tantas histórias. Virava pra mim e pro Tchula [compositor] e falava: 'Vou ali e já volto'. Quando voltava, tinha um refrão incrível ou o começo de uma música e melodia incríveis. A agilidade dela em compor era imensa. Pensava muito rápido, com qualidade de letra e melodia de forma inacreditável. Era muito fora da curva.

A primeira parada do passeio pela história de Marília foi no Setor Pedro Ludovico, no primeiro escritório da Workshow — empresa que agenciava Marília Mendonça. Em um sobrado, que atualmente é residencial, Gabriel e a cantora se conheceram.

Gabriel Agra ao lado da cantora Marília Mendonça. Os dois fizeram mais de 100 canções juntos - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Gabriel Agra ao lado da cantora Marília Mendonça. Os dois fizeram mais de 100 canções juntos
Imagem: Arquivo Pessoal

Uma das primeiras músicas de composição da Marília se chamava 'Minha Herança' e foi gravada por João Neto e Frederico. Ela tinha 12 anos quando escreveu e já falava com uma maturidade imensa.

Durante o passeio pela história de Marília Mendonça, além de contar histórias, Gabriel se emocionou por diversas vezes relembrando situações em que os dois viveram antes do sucesso da artista. Ao rever um restaurante fast food, o compositor se lembrou de quando teve que pagar um almoço, R$ 30, para que a cantora tivesse como compartilhar do momento ao seu lado.

Marília sempre correu atrás de suas coisas. Começou pequena e se tornou grandiosa.

Casa onde viveu Marília Mendonça  - Lucas Pasin - Lucas Pasin
Casa onde viveu Marília Mendonça
Imagem: Lucas Pasin

'Uma pessoa humilde mesmo depois da fama'

Gabriel Agra lembrava que a Rua Pocema, no Parque Amazônia, era o antigo endereço de Marília Mendonça antes da fama. Para localizar a casa, que já havia sido reformada, a reportagem de Splash deu uma forcinha ao compositor e tocou a campainha de um vizinho, Seu Divino, que confirmou com orgulho ter convivido com a cantora e compositora.

"Falo para todo mundo que fui vizinho de Marília Mendonça", disse, mostrando qual era a casa que pertenceu à família da artista e entregando logo que sua canção preferida é o sucesso "Infiel".

Tenho muitas lembranças aqui nessa casa. Me chamavam para as resenhas. Conheci muita gente do meio sertanejo. Era resenha, viola, churrasco. Uma vez eu estava aqui e a Maraisa chegou, lembro bem disso. Uma casa sempre cheio de compositores amigos da Marília, era bom demais participar disso tudo.

Seu Divino não lembra exatamente a última vez que viu a "vizinha famosa", mas se recorda do encontro:

Uma pessoa humilde mesmo depois da fama. Ela nunca esqueceu dos amigos. Inclusive esteve aqui alguns anos atrás e deu até um CD autografado para nós. É muito emocionante lembrar e falar sobre Marília Mendonça.

Gabriel Agra, compositor, e Seu Divino, vizinho de Marília Mendonça - Lucas Pasin - Lucas Pasin
Gabriel Agra, compositor, e Seu Divino, vizinho de Marília Mendonça
Imagem: Lucas Pasin

'Um talento totalmente fora da curva'

O passeio com Gabriel Agra termina em Anápolis na "Toca do Agra", um lugar criado pelo compositor para receber amigos e inspirar novas canções. Marília Mendonça também havia visitado o espaço que traz uma parede com diversas fotos de duplas sertanejas, além de um clima rural e violões espalhados.

O comandante da tour apresentou algumas composições de sua autoria, parceria ou não com Marília Mendonça, mas que fizeram sucesso na interpretação da artista, com destaque para "Bebi Liguei", hit que chegou a ocupar o primeiro lugar dos streamings. A composição é de Gabriel Agra em parceria com Philipe Pancadinha, Victor Hugo e Thales Lessa.

Ela amou 'Bebi Liguei' desde a primeira vez que escutou e foi um presente para sua carreira. Nem chegou a ser uma música de trabalho e já entrou para a novela 'Dona do Pedaço'. A minha alegria por essa música é dupla, primeiro por ser um sucesso da Marília Mendonça e segundo, poder somar na carreira dela da mesma forma que ela somou na minha.

Além de "Bebi Liguei", Gabriel Agra escreveu também "Tentativas", "Uma Vida a Mais", "Coração Mal-assombrado", "Olha Só Você" e "Eu Não Sou Novela", entre outras, todas interpretadas por Marília Mendonça.

Ao resumir a perda da artista, Gabriel diz:

Um talento totalmente fora da curva que deixará um buraco imenso. Esse buraco não será preenchido nunca. A morte de Marília será lembrada para sempre e, com certeza, trará rumos diferentes para o nosso sertanejo.

Gabriel Agra recebe Splash na Toca do Agra, onde Marília Mendonça já esteve presente - Lucas Pasin - Lucas Pasin
Gabriel Agra recebe Splash na Toca do Agra, onde Marília Mendonça já esteve presente
Imagem: Lucas Pasin