Topo

Veja ensaio inédito de Marília Mendonça para o UOL em 2015

Marília Mendonça em ensaio inédito para o UOL em 2015 - Reinaldo Canato 04.12.2015/UOL/Folhapress
Marília Mendonça em ensaio inédito para o UOL em 2015 Imagem: Reinaldo Canato 04.12.2015/UOL/Folhapress

De Splash, em São Paulo

07/11/2021 04h00Atualizada em 07/11/2021 09h52

A cantora Marília Mendonça, que morreu na sexta-feira (5) em um acidente aéreo aos 26 anos, participou de um ensaio exclusivo para o UOL em 2015 no Villa Country, em São Paulo, para as lentes do fotógrafo Reinaldo Canato. Na época, a cantora era considerada uma das revelações da música sertaneja e comentou sobre sua ascensão no mercado musical.

Em seu relato, Marília disse que ficou à espera do "momento certo" para ser lançada e que, neste período, aprendeu a compor músicas.

O escritório estava esperando o momento certo para me lançar. Meu empresário sempre falava: 'Marília, você ainda é muito nova. Quero que você fique nos bastidores'. Ter trabalhado esse tempo como compositora me ajudou muito. Pude ver como é a cena. Só não imaginava que tudo aconteceria tão rápido.

Marília Mendonça também falou que, apesar das críticas na época por conta da canção "Sentimento Louco", em que fala sobre gostar de um homem casado, ela defendeu querer falar sobre a realidade das mulheres. Era por meio das composições que ela queria "passar a verdade" dela mesma.

A minha pretensão não é ser famosa, e, sim, passar minha verdade. Porque sempre me falaram que minha verdade era ruim e que eu teria que mascarar o que eu sou para não assustar o povo, Porque eu bebo, eu como, eu falo demais. Sempre me disseram que assim não daria certo. Mas é isso que eu quero.

A cantora morreu na sexta-feira (5) em um acidente aéreo. A queda do avião aconteceu por volta das 15h30 em Piedade de Caratinga (MG), a 309 km de Belo Horizonte.

Além de Marília Mendonça, morreram o produtor Henrique Bahia, o assessor e tio da cantora, Abiceli Silveira Dias Filho, o piloto Geraldo Martins de Medeiros e o copiloto Tarciso Pessoa Viana. O avião estava a 2 km do aeroporto onde iria pousar quando caiu, em um local de difícil acesso.

A aeronave teria atingido o cabo de uma torre de distribuição de energia elétrica antes de cair em um curso d'água, segundo a Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais), que administra o fornecimento de eletricidade na região. O acidente é investigado pelo Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) e provocou a interrupção de acesso a energia elétrica para 33 mil pessoas.

O avião saiu de Goiânia com destino ao aeroporto de Caratinga (MG), onde Marília Mendonça faria um show para 8.000 pessoas. O restante da banda fez o trajeto de ônibus e já aguardava pela cantora na cidade.

Veja as fotos inéditas

Despedidas

Ontem, o corpo de Marília Mendonça foi enterrado no início da noite no cemitério Parque Memorial de Goiânia. O tio e assessor dela, Abiceli Silveira Dias Filho, também foi sepultado no local. Os corpos foram levados do ginásio Goiânia Arena, em cortejo fúnebre, até o local do enterro em um caminhão dos bombeiros.

O acesso foi restrito a familiares e amigos próximos, que começaram a deixar o local após as 19h. Vários fãs que se mantiveram do lado de fora, seguiram aplaudindo, cantando e acenando aos artistas que estiveram no cemitério — emocionando, especialmente, a equipe que trabalha mais próximo à compositora, levando vários, mais uma vez, às lágrimas.

A despedida teve início na tarde de ontem. O público teve acesso ao ginásio às 13h40, enquanto a família se manteve em área separada, junto aos amigos de Marília e celebridades, em sua maioria do sertanejo. Durante o velório, a mãe e avó da cantora chegaram amparadas, em momentos diferentes, para conseguir dar adeus. O momento comoveu os presentes, que acompanharam as cenas em silêncio.

Gusttavo Lima, Luísa Sonza, Maiara, Maraisa, Naiara Azevedo, Henrique e Juliano são alguns dos nomes que foram prestar as últimas homenagens à artista. Em vídeos que circulam as redes sociais, os músicos aparecem emocionados ao lado do caixão da cantora. Também esteve no local o ex da artista, o cantor Murilo Huff, pai do filho de Marília, Léo, prestes a completar dois anos, em dezembro.

O cantor sertanejo Henrique, da dupla com Juliano, passou mal durante o velório e teve que ser retirado da cerimônia para receber atendimento médico. No entanto, após se recuperar, ele retornou a cerimônia e decidiu se apresentar com o parceiro em uma homenagem restrita aos familiares da cantora. As músicas interpretadas pelos artistas foram "Obrigado Deus" e "Flor e o Beija-flor".

A dupla Maiara e Maraisa também fizeram uma apresentação com a canção "Alívio". A homenagem ocorreu após o fechamento dos portões para o público, o que ocorreu por volta das 16h.