Topo

Por que Viola Davis só se arrepende de ter feito 'Histórias Cruzadas'?

A atriz Viola Davis em cena do filme "Histórias Cruzadas" - Reprodução
A atriz Viola Davis em cena do filme "Histórias Cruzadas" Imagem: Reprodução

De Splash, em São Paulo

07/11/2021 04h00

O filme "Histórias Cruzadas", em exibição hoje no Temperatura Máxima, da Globo, a partir de 12h30, rendeu um Oscar para a atriz Octavia Spencer. Porém, o filme é muitas vezes lembrado pela polêmica em relação ao debate racial.

Na trama, Viola e Octavia Spencer interpretam duas empregadas de famílias tradicionais de classe média alta dos Estados Unidos, nos anos de 1960. Sofrendo preconceito praticamente a todo momento, a dupla é ajudada pela sonhadora Skeeter (papel de Emma Stone), que decide escrever um livro contando a história das trabalhadoras.

Em 2018, Viola Davis abriu espaço para a discussão ao afirmar que as vozes das empregadas negras retratadas no projeto não foram ouvidas.

Eu conheço Aibileen, conheço Minny [papel de Octavia Spencer, que levou o Oscar de atriz coadjuvante]. Elas são minha mãe, elas são minha avó. E eu sei que, se você faz um filme cuja premissa é saber como é trabalhar para pessoas brancos na década de 60, quero ouvir como você realmente se sente. E eu não ouvi isso durante o filme Viola Davis, em 2018

Já em 2020, Davis voltou a abordar o tema do "branco salvador" e indicou que o filme foi criado dentro de um "filtro do racismo sistêmico".

Não há ninguém que não fique entretido com 'Histórias Cruzadas'. Mas há uma parte de mim que parece ter me traído e traído meu povo, porque eu estava em um filme que não estava pronto para [contar toda a verdade]. "Eles investiram na ideia do que significa ser negro, mas está atendendo ao público branco. O público branco, no máximo, pode se sentar e obter uma lição acadêmica sobre como somos. Então, eles deixam o cinema e falam sobre o que isso significava. Eles não são movidos por quem nós éramos Viola Davis, em 2020