Topo

Marília Mendonça: Família e famosos chegam com corpo a cemitério, em Goiás

Marília Mendonça morre aos 26 anos - Reprodução/Facebook
Marília Mendonça morre aos 26 anos Imagem: Reprodução/Facebook

De Splash

06/11/2021 13h23Atualizada em 08/11/2021 15h41

Os corpos da cantora Marília Mendonça e do tio dela, o assessor Abiceli Silveira Dias Filho, chegaram ao cemitério Parque Memorial de Goiânia, em Goiás, após cortejo de 12 km, onde os dois serão sepultados nos próximos minutos. Ao lado do caixão da artista, em cima da viatura do Corpo de Bombeiros, além da família, seguiram as duplas Maiara e Maraisa e Henrique e Juliano, presentes no local desde o início do velório.

Uma carreata seguiu o caminhão da rua 72, passando pela rodovia BR-153 até a rodovia GO-020. No local fãs recepcionaram a chegada do cortejo com aplausos e cantando músicas da artista. O acesso, no entanto, será restrito a familiares e amigos próximos.

Trajeto para o cemitério que será percorrido pelo caminhão do corpo de bombeiros - Arte UOL  - Arte UOL
Trajeto para o cemitério que será percorrido pelo caminhão do corpo de bombeiros
Imagem: Arte UOL

Velório marcado por emoção

A despedida teve início hoje no ginásio Goiânia Arena. Mãe e avó da cantora chegaram amparadas, em momentos diferentes, para conseguir dar adeus. O momento comoveu os presentes, que acompanharam as cenas em silêncio.

Familiares estão sendo acompanhados de artistas que eram muito próximos da compositora — como Jorge (da dupla com Matheus) e Mateus (que faz parceria com Kauan), Naiara Azevedo e Luísa Sonza. Vários deles se mostraram inconsoláveis, chorando bastante em registros divulgados nas redes sociais. Na parte final da celebração pública, se juntaram ao grupo o cantor Gusttavo Lima e a influenciadora Pétala Barreiros. Os famosos ficaram em espaço restrito ao núcleo familiar.

Cortejo - Lucas Pasin/UOL - Lucas Pasin/UOL
As cantoras Maiara e Maraisa seguiram em cima de viatura dos Bombeiros no cortejo de despedida de Marília Mendonça
Imagem: Lucas Pasin/UOL

Os portões foram fechados às 16h02 e o caixão foi fechado e saiu às 17h07 para o sepultamento. Antes, Henrique e Juliano prestaram uma última homenagem a Mendonça, cantando as canções "Obrigado, Deus" e "Flor e o beija-flor", seguidos de Maiara e Maraisa, que entoaram "Alívio", em apresentações restritas à família da cantora.

O público teve acesso ao local às 13h40. Ao contrário da família e dos artistas, que ficaram em área separada, a população foi organizada em filas e apenas passou junto aos caixões para se despedirem, deixando a área em seguida, evitando aglomerações. A organização resolveu deslocar o caixão da artista para mais próximo da grade, por onde passou o público, dando mais acesso nessa hora de despedida.

Familia - Cristiano Borges e Júnior Guimarães/ AgNews - Cristiano Borges e Júnior Guimarães/ AgNews
Mãe de Marília Mendonça, Maraísa, Maiara e Murilo Huff se abraçam em volta do caixão no velório de Marília Mendonça
Imagem: Cristiano Borges e Júnior Guimarães/ AgNews

Com faixas, centenas de pessoas tiveram acesso ao interior do ginásio. Muitos fãs choraram e foram amparados pela equipe de produção da cantora, que ofereceram apoio e água aos mais abalados numa área reservada, quando necessário. O Corpo de Bombeiros esteve no local para eventuais socorros. Durante a passagem, a população recebeu e ofereceu solidariedade aos artistas presentes, que se emocionaram e acenaram aos presentes.

Às 14h53, a equipe mais próxima da artista teve seu momento de despedida. O grupo que faria o show com ela em Caratinga (MG) chegou minutos depois ao ginásio, após viajarem de ônibus para participar do velório. Muito aplaudidos, os integrantes desabaram em choro.

Ao microfone, uma assessora pediu para que apenas os integrantes se aproximassem do caixão e uma oração teve início, conduzida por uma pastora identificada como Wilma, junto aos que trabalhavam ao lado de Mendonça.

"Que Deus ilumine o coração dessa família. Essas famílias que precisam ser curadas. [...] Não estamos falando de religião, mas de um Deus que tudo cura", anunciou.

Após a oração foi o momento dos amigos famosos da cantora se aproximarem coletivamente, pela primeira vez do caixão. Todos se abraçaram muito, oferecendo conforto uns aos outros.

Marilia e Abiceli estavam com mais três ocupantes no avião KingAir C90A que caiu ontem à tarde, em Piedade de Caratinga, em Minas Gerais. Eles seguiam de Goiânia (GO) a Caratinga (MG), onde ela faria um show na noite de ontem. Segundo a Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais), a aeronave atingiu um cabo de uma torre de distribuição antes de cair, em local inspecionado hoje pela Cenipa. O Corpo de Bombeiros segue atuando no local para remoção dos pertences dos ocupantes - hoje, o violão da cantora foi resgatado do veículo.

Os corpos das duas vítimas foram levados ao ginásio, localizado na Avenida Fued José Sebba, na capital de Goiás, após liberação na madrugada de hoje. Personalidades também prestaram respeito à artista, a exemplo do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), que chegou a dizer que Marília "ajudaria a resgatar a esperança do brasileiros após a covid-19".

Outros ocupantes

ocupantes - Redes sociais/reprodução - Redes sociais/reprodução
Henrique, Abiceli, Tarciso e Geraldo estavam junto à cantora Marília Mendonça no momento do acidente
Imagem: Redes sociais/reprodução

O produtor de Marilia Mendonça Henrique Bahia será velado em Salvador, enquanto o piloto e copiloto Geraldo Martins de Medeiros e Tarciso Pessoa Viana, respectivamente, serão velados em Brasilia. Os corpos dos pilotos estão sendo liberados pelos familiares.

Splash preparou perfis dos quatro ocupantes que acompanhavam Marília Mendonça no voo e morreram no acidente. Confira.

Acidente será investigado

O atendimento da PEC Aviação, empresa que faz transporte regular de passageiros por táxi aéreo, confirmou ser dona da aeronave em contato com Splash. No entanto, ainda não há posicionamento oficial da empresa sobre o acidente.

Fabricado em 1984, o modelo C90A da Beech Aircraft tem capacidade para seis passageiros, suporta 4,7 mil kg na decolagem e, segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), estava em situação regular para voos e prestação de serviços de táxi aéreo.

A Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) confirmou em nota que abriu investigação sobre o incidente. Leia abaixo a nota.

Investigadores do Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA 3), localizado no Rio de Janeiro (RJ), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), foram acionados para realizar a ação inicial do acidente envolvendo a aeronave de matrícula PT-ONJ, nesta sexta-feira (05), em Caratinga (MG). Na Ação Inicial os investigadores identificam indícios, fotografam cenas, retiram partes da aeronave para análise, ouvem relatos de testemunhas, reúnem documentos, etc. Não existe um tempo previsto para essa atividade ocorrer, dependendo sempre da complexidade da ocorrência. O objetivo das investigações realizadas pelo CENIPA é prevenir que novos acidentes com características semelhantes ocorram. A conclusão das investigações terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade de cada ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os fatores contribuintes.

Carreira de sucesso e "sofrência"

Marília nasceu em Cristianópolis (GO), e foi criada na capital do estado. Seu começo na música foi como compositora.

Entre os hits que ela escreveu antes da fama estão "Minha Herança" (João Neto & Frederico), "Muito Gelo, Pouco Whisky" (Wesley Safadão), "Até Você Voltar", "Cuida Bem Dela", "Flor e o Beija-Flor" (Henrique & Juliano), "Ser Humano ou um Anjo" (Matheus & Kauan), "Calma" (Jorge & Mateus) e "É Com Ela Que Eu Estou" (Cristiano Araújo).

Ela estreou como cantora em 2014 com um EP homônimo. O primeiro single foi "Impasse", com participação da dupla Henrique & Juliano. Já o álbum de estreia chegou em 2016, com "Marília Mendonça: Ao Vivo" — com os hits "Sentimento Louco" e "Infiel".

Marília ficou conhecida como a rainha da "sofrência" e um ícone do "feminejo" por falar em suas letras sobre amores perdidos e relacionamentos que não deram certo.

Em março de 2017, veio o segundo projeto completo, "Realidade", que contou com mais sucessos, como "Amante Não Tem Lar" e "De Quem É A Culpa". O DVD "Todos Os Cantos" saiu em 2019 e foi novamente um hit, chegando ao topo das listas no Brasil.

Um dos projetos mais recentes da cantora foi o "Patroas", com a dupla Maiara e Maraisa. A turnê foi anunciada em outubro deste ano e já tinha ingressos à venda para uma turnê em 2022. Durante a pandemia, a cantora bateu um recorde com uma live que registrou mais de 3,3 milhões de pessoas ao mesmo tempo e ainda ajudou a sertaneja a colocar 34 músicas no Top 200 do Spotify.

Marília Mendonça deixa um filho, Léo, que completará dois anos em dezembro, fruto do relacionamento com o cantor Murilo Huff.