Topo

Por que as cenas de sexo de 'Verdades Secretas 2' são tão performáticas?

Agatha Moreira e Romulo Estrela protagonizam cenas quentes em "Verdades Secretas" - Reprodução/Globoplay
Agatha Moreira e Romulo Estrela protagonizam cenas quentes em 'Verdades Secretas' Imagem: Reprodução/Globoplay

Lucas Pasin

De Splash, no Rio

05/11/2021 04h00

Com 50 capítulos e 67 cenas de sexo, "Verdades Secretas 2", exibida no Globoplay, não teria como não chamar a atenção por seus momentos "calientes". Os fãs da trama de Walcyr Carrasco, no entanto, estão questionando nas redes sociais: por que o sexo da novela é tão coreografado e performático? Um dos momentos citados é a primeira cena de Giovanna (Agatha Moreira) e Cristiano (Romulo Estrela). Eles parecem fazer uma espécie de "dança do acasalamento" na telinha. Outros casais da trama também capricham na performance.

Para entender as cenas cheias de caras e bocas e com verdadeiras coreografias, Splash conversou com Grazzy Brugner, professora de pole dance e danças sensuais, que tem trabalhado como preparadora de cena em "Verdades Secretas 2", auxiliando a diretora artística Amora Mautner.

Grazzy entrou para auxiliar a produção das cenas sensuais de Camila Queiroz e da estreante Julia Byrro, mas seus "pitacos" certeiros a transformaram em braço direto dos diretores da novela.

A cena de sexo precisa ter uma coreografia porque ela é totalmente visual para quem está assistindo. E outra coisa, a mesma cena é gravada várias vezes, de ângulos diferentes, por isso precisamos de coreografias e marcações. Uma cena de sexo é feita quatro ou cinco vezes, se o ator improvisa ele não lembrará da sequência para repetir depois e isso atrapalha muito a edição.

Grazzy Brugner ao lado da diretora Amora Mautner e da atriz Camila Queiroz - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Grazzy Brugner ao lado da diretora Amora Mautner e da atriz Camila Queiroz
Imagem: Reprodução/Instagram

A especialista em sensualidade concorda que as cenas possam parecer uma "dança do acasalamento", e diz que não cabe em uma novela ter uma cena de sexo tão real:

O sexo, de fato, não acontece como é exibido numa novela. Se fosse para os atores transarem de verdade, estaríamos fazendo um filme pornô, né? E olha que o pornô também é coreografado. A diferença é que ele vende algo mais natural, os atores estão transando e sentindo prazer. A novela não tem essa mesma formatação e tem apenas a função de instigar.

Ao falar da polêmica Giovanna, Grazzy defende que a personagem é intensa, por isso cabe a ela uma cena de sexo com mais danças e expressões:

Ela é muito livre, empoderada, e essa intensidade precisa estar presente. A novela precisa mostrar muito as caras e bocas mais exageradas, para sabermos o que eles estão sentindo. E outra coisa, todas as cenas de sexo acabam quando o ato vai começar, por isso a função é mesmo instigar e não mostrar o sexo em si.

Agatha Moreira e Romulo Estrela - Reprodução/Globoplay - Reprodução/Globoplay
Agatha Moreira e Romulo Estrela
Imagem: Reprodução/Globoplay

'Toda cena de sexo é delicada'

Todo fã dos bastidores de novela, filmes e séries sabe que as cenas de sexo são gravadas com muito cuidado e, de preferência, com poucas pessoas no set de filmagem. Grazzy Brugner explica que em "Verdades Secretas 2" também é assim, e diz que nem ela fica no estúdio quando chega a hora do "valendo!".

Normalmente, marco a cena de sexo com os atores antes, ensaio, algumas vezes até faço a cena como se fosse a atriz só para ajudar a marcar a coreografia, e depois acompanho a gravação do lado de fora. Fico vendo na telinha e analisando cada passo. Toda cena de sexo é delicada. Tem que ficar visualmente incrível. Temos que ter cuidado, por exemplo, com o cabelo que entra na boca, com o ator pisando no cabelo da atriz. São os mínimos detalhes.

Para a preparadora, as cenas de sexo gravadas fora dos estúdios demandam ainda mais cuidado e ensaio:

Já tivemos que parar as gravações por um barulho de helicóptero lá longe, ou som de ambulância. Quando gravamos externamente a chance de repetir a cena é ainda maior. Aí eu reafirmo a necessidade de termos tudo coreografado, marcado e ensaiado.