Topo

Atriz de 'Jovens Bruxas' diz que dar à luz a fez lembrar de abuso sexual

A atriz norte-americana Alyssa Milano - Instagram/@milano_alyssa
A atriz norte-americana Alyssa Milano Imagem: Instagram/@milano_alyssa

Colaboração para Splash, em São Paulo

05/11/2021 10h08

A atriz Alyssa Milano, 48 anos, revelou em sua participação no podcast da revista norte-americana People "Me Becoming Mom" que a experiência que teve com o parto de seu filho desencadeou memórias de agressões sexuais anteriores.

"Depois de fazer terapia após dar à luz a Milo e lembrar daquele momento em que me senti como se estivesse sendo pressionada e que coisas que eu não queria estavam sendo feitas para mim, foi uma reminiscência de ser abusada sexualmente. Isso desencadeou todas essas memórias que eu pensei que tinha lidado", disse.

Alyssa menciona que sentiu isso quando percebeu quantas pessoas tiveram "acesso" à sua vagina enquanto estava dando à luz a sua filha, Elizabella.

"Me lembrei, em certo ponto, de não gostar do fato de que muitas pessoas tinham acesso à minha vagina, e pensei comigo mesma: 'Por que - eu não gosto disso. Por que parece tão familiar? Eu nunca tive um bebê antes. Por que essa sensação invasiva parece tão familiar?'", comentou.

Milano deu à luz a Milo, de 10 anos, em 2011 e a Elizabella, de 7 anos, em 2014.

A atriz de "Jovens Bruxas" explicou que o transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) de agressão sexual tem uma maneira de "viver dentro de você para sempre".

"Eu acho que qualquer pessoa que já lidou com traumas tem momentos em que você fica tipo: 'Sim, estou bem. Eu já lidei com isso'. Contra os momentos em que você pensa: 'Oh, não. Eu apenas tentei guardá-los para que ninguém pudesse vê-los e para que eu não pudesse vê-los ou senti-los mais'", completou.

Alyssa se manifestou pela primeira vez sobre ter sido abusada sexualmente em 2018, quando ajudou a lançar a campanha viral #MeToo. Ela então compartilhou detalhes da agressão que sofreu em um show quando tinha apenas 19 anos: "Eu estava em um show de uma estrela pop muito famosa que disse à multidão para se aproximar dela. Atrás de mim, senti uma mão subindo pela minha saia e recebi vários socos na vagina. Eu não conseguia me virar. Olhei para o palco, olhei para os seguranças e disse: 'Por favor, me ajudem' e eles não puderam me ajudar".

Como denunciar violência contra a mulher

Mulheres que passaram ou estejam passando por situação de violência, seja física, psicológica ou sexual, podem ligar para o número 180, a Central de Atendimento à Mulher. Funciona em todo o país e no exterior, 24 horas por dia. A ligação é gratuita. O serviço recebe denúncias, dá orientação de especialistas e faz encaminhamento para serviços de proteção e auxílio psicológico. O contato também pode ser feito pelo Whatsapp no número (61) 99656-5008.

Também é possível realizar denúncias de violência contra a mulher pelo aplicativo Direitos Humanos Brasil e na página da Ouvidoria Nacional de Diretos Humanos (ONDH), do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH).