Topo

Tem pão francês na França? 'Fake em Nóis' comenta nomes curiosos de comidas

Colaboração para Splash, em São Paulo

04/11/2021 04h00

Pão francês, arroz à grega, paleta mexicana e torta holandesa. Você sabe o que todas essas comidas têm em comum? Apesar dos nomes, nenhuma delas existe fora do Brasil.

O brasileiro adora colocar nomes estrangeiros nas comidas criadas por aqui e é sobre isso que o episódio desta semana do "Fake em Nóis" se trata. Gilmar Lopes e Pirulla comentam os nomes curiosos dados às comidas.

O tradicional pão francês com a casca crocante foi criado no Brasil e carrega esse nome apenas porque os brasileiros do século 19 se inspiravam em tudo que vinha da França.

O mais engraçado é que em outros países esse pão é chamado de pão brasileiro. Gilmar Lopes

As paletas mexicanas, que viraram uma febre em 2015 e depois desapareceram do nada são outro exemplo.

Paleta em espanhol quer dizer picolé. No México eles têm o picolé normal. Esse negócio de recheio com leite condensado, brigadeiro, Nutella, não existe lá. Pirulla

'Fake em Nóis'

Apresentado pelo biólogo Pirulla e pelo checador de fatos Gilmar Lopes (do site eFarsas), o "Fake em Nóis" traz, com muito bom humor, a verdade sobre algumas mentirinhas que circulam na internet. O programa vai ao ar toda quarta-feira, 19h, no YouTube de Splash e também está disponível na sua plataforma de podcast preferida.