Topo

Assassinato, fuga, gangue: mortes de influencers investigadas pela polícia

Casos de Gabriel Salazar, Gabby Petito e Alexis Sharkey são investigados - Reprodução/Instagram
Casos de Gabriel Salazar, Gabby Petito e Alexis Sharkey são investigados Imagem: Reprodução/Instagram

Weslley Neto

De Splash, em São Paulo

03/11/2021 04h00

O assassinato de Gabby Petito chamou a atenção da imprensa mundial. O caso, investigado pelo FBI, lembra outras situações que também envolveram mortes trágicas de influenciadores.

Além de crimes, os casos também envolvem perseguições policiais e até uma previsão semanas antes de um acidente fatal.

Gabby Petito

A influenciadora Gabby Petito e o noivo Brian Laundrie - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
A influenciadora Gabby Petito e o noivo Brian Laundrie
Imagem: Reprodução/Instagram

O corpo da influenciadora digital de 22 anos foi identificado em setembro na Floresta Nacional de Bridger-Teton, em Wyoming e a perícia concluiu que a morte foi causada por estrangulamento.

Gabby Petito iniciou em julho uma viagem por parques nacionais dos EUA acompanhada do noivo, Brian Laundrie, 23, principal suspeito no caso. Segundo a polícia, o desaparecimento da jovem aconteceu em 28 de agosto após desentendimentos com o companheiro.

Brian Laundrie permaneceu desaparecido desde o início das investigações até 21 de outubro, quando seus ossos foram encontrados em Carlton Reserve, no estado da Flórida (EUA). O legista responsável pela análise não conseguiu identificar qual foi o motivo da morte.

Influencer previu morte, diz mãe

A influenciadora digital inglesa Paige Rice - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
A influenciadora digital inglesa Paige Rice
Imagem: Reprodução/Instagram

A influenciadora digital Paige Rice, de 22 anos, morreu em um acidente de carro semanas após falar sobre a própria morte. Segundo o jornal The Sun, o acidente foi registrado em Liverpool, Inglaterra, no dia 17 de outubro.

Eles foram atendidos em um hospital com ferimentos múltiplos, mas a influencer não resistiu. O namorado permaneceu internado e um taxista de 40 anos, também envolvido no acidente, ficou em estado grave.

A polícia continua investigando para confirmar as reais circunstâncias do acidente. Em entrevista ao jornal Birmingham Live, Clare Rice, mãe de Paige Rice, afirmou que as duas conversaram recentemente sobre a morte da influencer.

"Ela me disse que, se ela morresse, seria importante lembrar que ela viveu a vida em plenitude absoluta. E ela assim fez", relembrou Claire.

Corpo encontrado sem roupas

A influenciadora Alexis Sharkey, que foi encontrada morta na beira de uma estrada nos arredores de Houston, nos EUA   - Reprodução/Instagram  - Reprodução/Instagram
A influenciadora Alexis Sharkey, que foi encontrada morta na beira de uma estrada nos arredores de Houston, nos EUA
Imagem: Reprodução/Instagram

Alexis Sharkey morreu aos 26 anos vítima de estrangulamento. O corpo da influencer foi localizado sem roupa, na beira de uma estrada próxima à cidade de Houston (EUA).

Familiares da blogueira notificaram o desaparecimento da modelo, que teria marcado de assistir a um filme com amigos, quando ficou incomunicável.

Thomas Sharkey, que não aceitava o fim do relacionamento, era o principal suspeito do crime. De acordo com informações da revista People, o relacionamento tinha histórico de violência doméstica.

O ex-marido foi encontrado morto na Flórida (EUA) em 6 de outubro. Segundo a polícia de Houston, o homem de 50 anos teria cometido suicídio com uma arma de fogo.

A influencer também é suspeita de ter se envolvido em um esquema de pirâmide financeira antes de ser encontrada morta, segundo o canal de TV Fox News.

Perseguição policial

O influencer norte-americano Gabriel Salazar morreu aos 19 anos - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
O influencer norte-americano Gabriel Salazar morreu aos 19 anos
Imagem: Reprodução/Instagram

Gabriel Salazar, famoso tiktoker de 19 anos, bateu o carro que dirigia em uma árvore e o veículo acabou explodindo após uma perseguição policial em alta velocidade. As quatro pessoas envolvidas no acidente morreram no local.

Segundo relato dos investigadores, os três amigos do norte-americano que estavam no carro eram imigrantes ilegais. O veículo explodiu após o choque em uma árvore.

Gabriel era conhecido como "GabeNotBabe", e tinha mais de 2 milhões de seguidores no TikTok e 800 mil seguidores no Instagram. Sua morte foi noticiada pelo telejornal News 4 San Antonio.

Encontro com pistoleiros

A influenciadora digital Paulina Arreola - Reprodução/Instagram @jerianx - Reprodução/Instagram @jerianx
A influenciadora digital Paulina Arreola
Imagem: Reprodução/Instagram @jerianx

A influencer mexicana Paulina Arreola Perez foi assassinada por pistoleiros em junho após marcar encontro com uma pessoa que fingiu interesse em comprar seus sapatos.

Segundo o jornal inglês The Sun, a jovem de 26 anos era visada por ser ex-namorada do líder da gangue "La Union Tepito", Alexis Martinez. Ele também foi assassinado em março deste ano.

A publicação diz que Paulina colocou os sapatos à venda nas redes sociais após a morte do companheiro. Ela sofreu nove ferimentos por conta dos tiros no momento do encontro.

A influenciadora digital costumava compartilhar fotos de viagens. Em registros postados no Instagram, ela aparece usando roupas de grife e curtindo passeios internacionais.

Como denunciar violência contra a mulher

Mulheres que passaram ou estejam passando por situação de violência, seja física, psicológica ou sexual, podem ligar para o número 180, a Central de Atendimento à Mulher. Funciona em todo o país e no exterior, 24 horas por dia. A ligação é gratuita. O serviço recebe denúncias, dá orientação de especialistas e faz encaminhamento para serviços de proteção e auxílio psicológico. O contato também pode ser feito pelo Whatsapp no número (61) 99656-5008.

Também é possível realizar denúncias de violência contra a mulher pelo aplicativo Direitos Humanos Brasil e na página da Ouvidoria Nacional de Diretos Humanos (ONDH), do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH).

Prevenção do suicídio

Caso você esteja pensando em cometer suicídio, procure ajuda especializada como o CVV e os CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) da sua cidade.

O CVV (https://www.cvv.org.br/) funciona 24 horas por dia (inclusive aos feriados) pelo telefone 188, e também atende por e-mail, chat e pessoalmente. São mais de 120 postos de atendimento em todo o Brasil.