Topo

Morre Nelson Freire, maior pianista do Brasil e ícone mundial, aos 77 anos

Colaboração para Splash, em Alagoas

01/11/2021 10h48

Morreu na madrugada de hoje Nelson Freire, aos 77 anos, maior pianista do Brasil e um dos maiores de todo o mundo. O músico faleceu em sua residência no Rio de Janeiro, mas a causa da morte ainda não foi confirmada, segundo informou a empresário dele.

Natural de Boa Esperança, em Minas Gerais, Nelson Freire nasceu em 1944 e se tornou um ícone mundial ao se apresentar nos principais palcos do mundo.

Em novembro de 2019, o artista levou um tombo ao tropeçar em uma calçada na altura do Posto 3, na Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro, e precisou passar por uma cirurgia após machucar o ombro. Devido à pandemia de covid-19, o pianista estava afastado das apresentações.

No Twitter, o apresentador Chico Pinheiro lamentou a morte do músico. "O silêncio deste piano é a melodia mais triste que poderíamos receber nesta manhã chuvosa. Grande, enorme Nelson Freire, descanse em paz. E obrigado!", escreveu

O ex-ministro da Cultura, Marcelo Calero, também lamentou a notícia. "Tristeza imensa. Para você, todos nossos aplausos, grande Nelson Freire!".

Trajetória

Nelson Freire começou a tocar piano aos 3 anos e, no início, recebeu orientações das pianistas Nise Obino e Lúcia Branco. Aos 12, foi um dos vencedores do Concurso Internacional de Piano do Rio de Janeiro. Com essa idade, o musicista foi estudar na Europa e, aos 15, já dava seus primeiros concertos.

Ao longo de sua carreira, o músico foi eleito pela revista Time como "um dos maiores pianistas de todos os tempos", tendo performado em mais de 70 países, além de ter sido o único brasileiro a entrar para a lista de "Great Pianists of the 20th Century" — "Melhores Pianistas do Século 20".

Entre suas principais especialidades, Nelson Freire foi um renomado intérprete dos clássicos de Beethoven e Chopin.