Topo

Silvio de Abreu culpa grupos feministas por demissão de José Mayer da Globo

Silvio de Abreu foi contra a demissão de José Mayer da Globo - João Cotta/Divulgação/TV Globo
Silvio de Abreu foi contra a demissão de José Mayer da Globo Imagem: João Cotta/Divulgação/TV Globo

Colaboração para Splash, em Alagoas

29/10/2021 16h46

O autor de novelas e ex-chefe do setor de teledramaturgia da TV Globo, Silvio de Abreu, culpou os "grupos feministas" pela demissão do ator José Mayer da emissora, em 2018, após o artista ter sido acusado de assediar uma figurinista nos bastidores da novela "A Lei do Amor".

Em entrevista à Veja, Silvio disse que a atitude de Mayer foi "cafajeste", mas que, para ele, o caso tomou maior proporção porque "foi plantado por grupos feministas".

"Foi tão bem organizado que a novela acabou na sexta-feira e no sábado as pessoas já estavam com camisetas onde se lia 'mexeu com uma, mexeu com todas'. Já tinha uma coisa armada em cima disso. Existia uma pressão também de vários atores, mas mais de atrizes, pela punição. O Zé Mayer foi um bode expiatório. Volto a dizer que não estou defendendo a atitude dele. Não sei o que aconteceu de verdade entre ele e a moça, só fiquei sabendo de coisas que ocorriam aqui e ali", declarou.

Silvio de Abreu disse que a Globo foi "obrigada" a demitir José Mayer e acredita que, se tivesse deixado passar algum tempo, as pessoas "iriam refletir melhor". "Mesmo tendo errado e sendo cafajeste, ele é um ator de belíssima carreira. A punição foi muito pesada", afirmou.

Por fim, o autor revelou que tentou reverter a decisão da Globo de demitir o artista, "para que ele tivesse uma segunda chance, mas não tive apoio".

"Precisaria de um grupo de apoio feminino. Não adiantava juntar um monte de homem para reivindicar isso. Aí seria uma atitude machista. Tinha de ter mulheres, e não consegui. Mesmo entre as que falaram que achavam uma injustiça, nenhuma assumiu isso publicamente. Quando as atrizes me procuraram, e eu não vou citar nomes, para dizer 'Ah, que injustiça', eu dizia para que nos juntássemos e fôssemos à diretoria falar isso. Elas voltaram atrás", completou.

José Mayer deixou o quadro de funcionários da Globo em 2019 após o vencimento do contrato e entrar em acordo com a emissora. Recentemente, ele contou que está "tranquilo e feliz" com a vida fora da TV.