PUBLICIDADE
Topo

Stycer assume projeto de Xexéo e prepara biografia sobre Gilberto Braga

O autor de novelas Gilberto Braga - TV Globo / Márcio de Souza
O autor de novelas Gilberto Braga Imagem: TV Globo / Márcio de Souza

Marina Marini

De Splash, em São Paulo

27/10/2021 12h44Atualizada em 27/10/2021 13h57

A história da vida e carreira de Gilberto Braga, que morreu ontem aos 75 anos em decorrência de uma infecção sistêmica, vai virar livro.

Mauricio Stycer, colunista do UOL, será responsável por finalizar e lançar a biografia do autor de novelas. O projeto, porém, começou nas mãos de Artur Xexéo — que morreu em junho, aos 69 anos, vítima de um câncer.

Em conversa com Splash, Stycer contou que o escritor e jornalista já tinha feito cerca de 15 horas de entrevista com Gilberto e mais de 20 entrevistas com pessoas que ajudam a contar a história do novelista.

Quando o Xexéo morreu, em junho, o Gilberto me procurou me convidando para continuar com o projeto. Fui uma indicação do Paulo Severo, que era o marido do Xexéo. Eu conhecia ele [Xexéo] desde a década de 80. Acho que por isso o Paulo sabia que tinha uma afinidade entre a gente, indicou para o Gilberto o meu nome, e o Gilberto me ligou me convidando para continuar com a pesquisa e fazer o livro. revelou

Então, em julho deste ano, Stycer leu e avaliou todo o "material riquíssimo" deixado por Xexéo. O jornalista, inclusive, havia deixado uma lista de tarefas que faltavam, e foi por aí que ele começou seu trabalho no projeto.

Algumas entrevistas já foram feitas por Stycer. No entanto, antes de concluir a fase de pesquisa e entrar na da escrita do livro, ele afirmou que ainda tem "buracos para preencher."


Ainda assim, apesar de toda a pesquisa realizada por Xexéo, Stycer não teve tempo de fazer mais entrevistas formais com o próprio Gilberto. Isso, segundo ele, traz um peso a mais para a obra.

Para mim já tinha uma coisa muito emotiva que era fazer o livro. E ele vai ser assinado pelo Xexéo e por mim, é um livro de nós dois. Isso já tinha um peso e agora ficou mais, porque perdi agora a chance de completar o livro com Gilberto. Tinha algumas questões que eu queria ainda tratar com ele e não tive tempo, porque ainda não tinha mergulhado totalmente no processo de fazer o livro. disse

Sem dar muitos detalhes sobre a biografia, o jornalista garantiu que ela terá novidades sobre todo o processo de criação de Gilberto Braga — obra a obra —, além de abordar também sua carreira como crítico teatral, a história familiar do autor e seu relacionamento com o decorador Edgard Moura Brasil.

O livro será da Intrínseca. Também procurada pela reportagem, a editora afirmou que a obra está prevista para o ano que vem, mas ainda não tem uma data exata de lançamento.

Relembre as obras marcantes do autor Gilberto Braga