Topo

Pai de Gabby Petito está focado em combater a violência doméstica nos EUA

A influenciadora Gabby Petito - Reprodução/Instagram
A influenciadora Gabby Petito Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para Splash, em São Paulo

27/10/2021 12h18

O pai de Gabby Petito, Joe Petito, disse ao site americano TMZ que não está obcecado com o que pode estar dentro do caderno de Brian Laundrie, que foi encontrado pela polícia ao lado de seus restos mortais. Em vez disso, ele diz que o foco deve ser nas questões de violência doméstica que assolam o país.

Com isso, Joe quer dar um significado à morte de Gabby, e, para ele, isso significa fazer a diferença nas questões de violência doméstica.

Petito quer que o foco seja "como evitar outro incidente trágico como o de sua filha". Ele também diz que é "insano" ver pesquisas mostrando que mais de uma em cada três mulheres nos Estados Unidos já sofreram violência doméstica. Joe acrescenta que a sociedade precisa descobrir como transferir a vergonha da vítima para o agressor.

Joe comentou que nada que esteja no caderno de Brian vai trazer sua filha de volta, e que independentemente do que esteja lá, não vai explicar como a morte de Gabby poderia ter sido evitada.

Relembre o caso

Gabby Petito sumiu após iniciar uma viagem com o noivo, Brian Laundrie, que passava por parques nacionais. A travessia começou em junho, quando deixaram a Flórida.

Semanas antes, no dia 12 de agosto, a polícia da cidade de Moab, em Utah, foi acionada para um possível incidente de violência doméstica envolvendo o casal. Nas imagens divulgadas pela polícia, Petito aparece chorando e falando sobre sua saúde mental com os agentes.

Depois do desaparecimento de Gabby, um mandado de prisão contra Laundrie foi emitido após o jovem ter utilizado um cartão de crédito da noiva entre 30 de agosto e 1º de setembro, período que já não sabiam do paradeiro da influencer.

O corpo da influenciadora foi encontrado no dia 19 de setembro, no Wyoming, e o laudo médico aponta para estrangulamento como o motivo da morte.

Apesar de ser a única "pessoa de interesse" no assassinato de Petito, Brian desapareceu após dizer que iria fazer uma trilha, no dia 14 de setembro. No entanto, na semana passada seus restos mortais foram encontrados na Flórida.