Topo

Banana em 'Vale Tudo' foi 'achado de Gilberto Braga', diz Reginaldo Faria

Reginaldo Faria fez gesto de banana em cena de "Vale Tudo" - Reprodução/TV Globo
Reginaldo Faria fez gesto de banana em cena de 'Vale Tudo' Imagem: Reprodução/TV Globo

De Splash, em São Paulo

27/10/2021 12h22Atualizada em 27/10/2021 13h52

O ator Reginaldo Faria lamentou a morte do autor Gilberto Braga, que lhe deu uma das cenas marcantes da história da teledramaturgia em "Vale Tudo" (TV Globo). Ele lembrou a "banana" ao Brasil do seu personagem Marco Aurélio enquanto fugia do país.

A novela foi escrita por Gilberto Braga e mostrou ao público o mistério de quem havia matado a vilã Odete Roitman (Beatriz Segall), além de discutir a ética na população e na vida pública.

Sobre o final da trama em que seu personagem debochava da impunidade, Reginaldo afirma que a cena foi um marco de Gilberto Braga e que não repetiria o gesto feito em 1989 — só em uma condição.

Foi um grande achado político numa época em que a inflação estava uma catástrofe e o país estava enterrado. Mas tinha os exploradores que viviam disso e meu personagem era um desses. As pessoas perguntam se eu daria outra banana ao Brasil. Digo não, porque amo meu país. A banana que eu daria para esses aproveitadores. Esse achado do Gilberto vai se eternizar. Reginaldo Faria

Reginaldo ainda agradeceu Gilberto Braga pelos trabalhos na TV.

O autor começou a trabalhar na Globo adaptando obras literárias e estreou nos anos 70 sua primeira novela. A última produção foi em 2015, com "Babilônia".

Faria destacou ainda a "humildade" de Braga.

Tenho uma lembrança do Gilberto em uma das preleções e ele me disse que era dos tempos das novelas em rádio. Ele era simples, não veio com a postura dos intelectuais de querer mudar o mundo. Essa simplicidade que fez ele penetrar no coração dos brasileiros. Ele tinha uma grandeza. Reginaldo Faria