Topo

Como Ana Paula Arósio deixou Gilberto Braga na mão antes de sumir da TV

Felipe Pinheiro

De Splash, em São Paulo

27/10/2021 10h43Atualizada em 27/10/2021 14h52

Gilberto Braga, que morreu ontem aos 75 anos, criou personagens marcantes, especialmente figuras femininas, que entraram para a história da teledramaturgia brasileira. Como quase todo autor de novelas, também teve de lidar com imprevistos e um dos mais ruidosos de sua carreira se deu com Ana Paula Arósio.

A atriz era a grande estrela de "Insensato Coração" (2011), que Gilberto escreveu com Ricardo Linhares, mas em um ato súbito simplesmente desistiu da carreira. Ana Paula havia sido reservada para a novela com um ano de antecedência. As gravações com o elenco, em externas, estavam marcadas em Florianópolis, mas a atriz não apareceu.

Gilberto Braga nos bastidores da novela 'Insensato Coração' (2011) - Divulgação/Globo - Divulgação/Globo
Gilberto Braga nos bastidores da novela 'Insensato Coração' (2011)
Imagem: Divulgação/Globo

O que se noticiou à época é que a desistência de Ana Paula Arósio provocou uma correria nos bastidores. Não era para menos, dado o destaque da atriz na novela. Nunca houve uma justificativa clara para o que aconteceu — posteriormente, o público entendeu que a decisão de Ana Paula não era sobre esta novela específica, mas dizia respeito aos novos rumos que ela queria para a própria vida.

Ana Paula Arósio, a protagonista escalada para a trama, não compareceu às gravações e, por isso, a direção tomou a decisão de substituir a atriz. O trabalho da produção segue na capital catarinense Globo em comunicado enviado à imprensa.

Entretanto, a reviravolta deixou marcas em quem teve de lidar com aquela situação delicada e que necessitava de uma resolução rápida. Nas poucas vezes em que Gilberto Braga comentou o imprevisto com Ana Paula, evidenciou o gosto amargo que sentiu. Na festa de lançamento da novela, por exemplo, para a exibição do primeiro capítulo, nem mesmo o nome da atriz o autor quis pronunciar.

Paolla Oliveira como Marina em 'Insensato Coração'; atriz assumiu a protagonista após saída de Ana Paula Arósio. - Divulgação/Globo - Divulgação/Globo
Paolla Oliveira como Marina em 'Insensato Coração'; atriz assumiu a protagonista após saída de Ana Paula Arósio.
Imagem: Divulgação/Globo

Outros desfalques precisaram ser resolvidos. Fábio Assunção também pediu para sair da novela e foi substituído por Gabriel Braga Nunes, mas o afastamento dele nunca foi sentido da mesma forma por Gilberto como em relação a Ana Paula, que por sua vez foi substituída por Paolla Oliveira.

"Não mudamos nada no roteiro. Fico muito triste em relação ao Fábio, adoro ele, embora o trabalho do Gabriel [Braga Nunes] esteja muito bom? A outra não liguei a mínima. Adorei a Paola [Oliveira]", disse ele.


Em outro rápido comentário sobre a atriz, o autor explicitou descontentamento. "Esse é um assunto que não me agrada. Ela [Ana Paula Arósio] foi antiprofissional. O que posso dizer é que estou muito feliz com a escalação da Paola", declarou o escritor para a revista "Isto É Gente".

Depois do que aconteceu em "Insensato Coração", Ana Paula Arósio, por decisão pessoal, nunca mais voltou a fazer novelas. Ela, que vive na Inglaterra, reapareceu pela última vez no comercial de um banco no ano passado e brincou com o próprio sumiço da televisão. A atriz, que não concede mais entrevistas desde que optou por se manter longe dos holofotes, não foi localizada pela reportagem para comentar o caso.