Topo

Vale Tudo, Dancin' Days: Relembre a trajetória e obras de Gilberto Braga

Gilberto Braga - TV Globo / Márcio de Souza
Gilberto Braga Imagem: TV Globo / Márcio de Souza

Colaboração para Splash, no Rio

26/10/2021 23h20

Morreu ontem, aos 75 anos, o autor Gilberto Braga. A morte foi em decorrência de complicações por conta de uma infecção sistêmica. Em 2016, ele já havia realizado uma cirurgia no cérebro devido à condição. Na ocasião, Gilberto preciso implantar uma válvula para drenagem.

O autor escreveu mais de 20 novelas. Suas tramas ficaram famosas por quase sempre apresentarem um assassinato misterioso nos últimos capítulos.

Relembre os sucessos de Gilberto Braga:

Escrava Isaura

Em outubro de 1976, o autor adaptou o livro clássico "Escrava Isaura", um dos maiores sucessos da Globo. Com a atriz Lucélia Santos como protagonista, a novela alcançou repercussão internacional e rendeu à atriz o Prêmio Águia de Ouro na China, a primeira vez que uma atriz estrangeira recebeu uma homenagem no país.

Dona Xepa

Exibida em 1977, "Dona Xepa" foi inspirada em uma peça teatral homônima de Pedro Bloch. Com Yara Cortes como protagonista e nomes como Reinaldo Gonzaga e Nívea Maria no elenco, a novela foi a responsável por levar o autor ao horário nobre da TV — na época, a obra registrou a melhor audiência das 18h.

Dancin' Days

Em 1978, o autor fez sua estreia no horário das 20h com "Dancin' Days", novela protagonizada por Sônia Braga, Glória Pires e Joana Fomm e que atingiu altos índices de audiência.

Corpo a Corpo

Em 1984, ele voltou à faixa das 20h com a novela "Corpo a Corpo". Nesta produção, contou com as atuações de Débora Duarte, Antônio Fagundes, Glória Menezes, Hugo Carvana, Joana Fomm, Marcos Paulo, Zezé Motta, Flávio Galvão e Stênio Garcia nos papéis principais.

A novela foi vendida para países da América Latina, além de Bulgária, Canadá, Espanha, Portugal, República Dominicana e Turquia.

Anos Dourados

A minissérie foi ao ar em 1986, com 20 capítulos. O elenco tinha nomes como: Malu Mader, Felipe Camargo, Betty Faria e José de Abreu. O sucesso fez com que a Globo reprisasse a produção seis vezes. Três delas foram no Canal Viva.

Vale Tudo

Ao lado de Aguinaldo Silva e Leonor Bassères, Gilberto Braga escreveu a novela "Vale Tudo", que se tornou uma das tramas mais famosas da televisão brasileira, com a vilã Odete Roitman (Beatriz Segall), uma das maiores vilãs da teledramaturgia.

O Dono do Mundo

Em 1991 foi ao ar na faixa das 20h a novela 'O Dono do Mundo'. Ao todo, a produção contou com 197 capítulos e teve entre os personagens principais Antônio Fagundes, Malu Mader, Fernanda Montenegro, Glória Pires, Kadu Moliterno, Ângelo Antônio, Letícia Sabatella e Nathalia Timberg.

A novela marcou a teledramaturgia brasileira por descartar o usual processo de gravação de externas na frente de fachadas e as internas em estúdio. Para isso, a Globo construiu uma casa totalmente cenográfica.

Celebridade

Exibida em 2003, "Celebridade" foi outro grande sucesso do autor, e tinha nomes como Malu Mader, Cláudia Abreu, Fábio Assunção e Marcos Palmeira no elenco e a busca pela fama como trama.

Paraíso Tropical

Com a prostituta Bebel (Camila Pitanga) e empresário ganancioso Olavo (Wagner Moura), personagens que ganharam o apreço do público.

"Paraíso Tropical", novela que foi ao ar em 2007 e está sendo reprisada no momento no canal Viva, rendeu a Gilberto Braga e Ricardo Linhares o Emmy Internacional de Melhor Telenovela, a maior premiação da televisão mundial.

Babilônia

A novela, exibida em 2015, foi o último trabalho de Gilberto Braga na TV Globo.