Topo

Acidente aconteceu quando Baldwin ensaiava cena apontando arma, diz diretor

De Splash, em São Paulo

25/10/2021 10h36

O disparo acidental de Alec Badwin com uma arma cenográfica que causou a morte da diretora de fotografia Halyna Hutchins aconteceu quando o ator ensaiava uma cena em que apontava o revólver na direção da câmera.

De acordo com a Variety, o diretor do filme, Joel Souza, declarou às autoridades que o elenco e a equipe técnica tinham certeza de que Baldwin estava manuseando uma "arma fria" — o que significa que não havia balas.

No momento do acidente, Souza e Hutchins estavam atrás da câmera para ver o ângulo da cena. O ator estava sentado em um banco de madeira voltado para a câmera e a equipe.

Depois de perceberem uma sombra, os diretores reposicionaram seus equipamentos e conversaram com Baldwin, que estava mostrando como planejava tirar a arma do coldre quando disparasse.

Ainda segundo o site norte-americano, Souza disse aos investigadores que ouviu algo "como um chicote e depois um estalo alto."

A polícia também conversou com o operador de câmera Reid Russell, que estava ao lado de Souza e Hutchins no momento do incidente. Ele se lembrou de Hutchins "dizendo que ela não conseguia sentir as pernas" e de médicos atendendo-a enquanto ela estava sangrando no chão.

Tanto Souza quanto Russell reconheceram dificuldades no set naquele dia por causa da greve de alguns membros do departamento de câmera por causa de problemas trabalhistas.

O que sabemos até agora

A diretora de fotografia Halyna Hutchins, de 42 anos, morreu e o diretor Joel Souza, 48, ficou ferido após um acidente ocorrido no set do filme "Rust", faroeste estrelado por Alec Baldwin, que estava sendo gravado no estado do Novo México, nos Estados Unidos.

A polícia confirmou à Fox News que o protagonista foi o responsável pelo disparo de uma arma cenográfica. Joel Souza foi atingido no ombro e recebeu atendimento de emergência no hospital Christus St. Vincent. Ele já teve alta.

A arma que matou Halyna Hutchins foi uma pistola cenográfica que imita um modelo antigo, informou hoje o Daily Mail. Segundo o site britânico, o modelo é uma Colt vintage, já que o filme de faroeste se passa no final do século 19, por volta de 1880. A polícia ainda não sabe quem colocou a munição de verdade durante o ensaio.

Um porta-voz da produção afirmou ao site "Deadline" que houve uma "falha de ignição de uma arma", mas não deu detalhes sobre o momento do acidente. Os detalhes são investigados.

Set sem segurança, denunciam ex-integrantes

Segundo o site Variety, o set de filmagem de "Rust" era um lugar "caótico" e sem segurança — inclusive com um relato de outra arma que também falhou.

A publicação informa que integrantes da equipe deixaram o set do filme anteriormente por conta de preocupações com os procedimentos de segurança das armas, outras questões de segurança e protocolos contra covid-19 não sendo seguidos.

O que Baldwin disse?

Alec Baldwin se pronunciou sobre o acidente nas redes sociais.

Não há palavras para expressar meu choque e tristeza em relação ao trágico acidente que tirou a vida de Halyna Hutchins, esposa, mãe e colega nossa profundamente admirada. Estou cooperando totalmente com a investigação policial para resolver como essa tragédia ocorreu e estou em contato com o marido dela, oferecendo meu apoio a ele e sua família. Meu coração está partido por seu marido, seu filho e por todos que conheciam e amavam Halyna.

Após a tragédia, o ator tomou café da manhã com o viúvo, Matthew Hutchins, e o filho do casal, Andros, de 9 anos, no sábado (23), em La Posada, na cidade de Santa Fé, no Novo México.

Segundo informações da "People", o ganhador do Emmy estava visivelmente abalado e, no final da conversa, abraçou a família de Halyna.

'Vingadores', 'Deadpool' e outras gravações que já tiveram acidentes fatais