Topo

Baldwin, assistente e mais: quem são os envolvidos em morte de diretora

Colaboração para Splash, em São Paulo

24/10/2021 15h50

A diretora de fotografia Halyna Hutchins foi morta por um tiro disparado acidentalmente no set de filmagens de "Rust", no estado do Novo México, Estados Unidos. O diretor da obra, Joel Souza, também foi atingido, mas sofreu apenas ferimentos leves. A informação oficial, segundo Associated Press, é que Halyna foi baleada no peito enquanto Souza foi ferido por estar atrás dela.

A arma, que tirou a vida da diretora deveria ser cenográfica e estar sem munição, mas não foi o que aconteceu. Até o momento, pelo menos três pessoas foram envolvidas na morte da diretora.

Alec Baldwin

Alec Baldwin no set de "Rust", antes do acidente - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Alec Baldwin no set de "Rust", antes do acidente
Imagem: Reprodução/Instagram

O ator de 63 anos, foi quem disparou o tiro contra Halyna. Ele não sabia que a arma que havia recebido estava carregada. Baldwin apareceu abalado falando ao telefone após prestar depoimento em uma delegacia na quinta-feira (21). Ele foi ouvido como parte das investigações do acidente.

Fontes revelaram à revista People que o ator teria ficado "histérico e absolutamente inconsolável" por horas depois que Halyna foi atingida. Ele ficou devastado "mesmo todo mundo sabendo que se tratava de um acidente".

O pai da diretora, no entanto, não responsabiliza Baldwin pelo que aconteceu. "Ainda não conseguimos acreditar que Halyna está morta e a mãe dela está perdendo a cabeça com o luto. Mas eu não culpo Alec Baldwin. A responsabilidade é da equipe encarregada dos armamentos", disse, em sua primeira entrevista concedida após a morte da filha.

Dave Halls

O relatório policial da investigação atesta que o diretor-assistente Dave Halls entregou a arma ao ator dizendo que ela estava "fria" — ou seja, munida apenas de balas de festim.

Uma produtora de adereços que trabalhou com Halls na série "Into the Dark" afirma que ele era conhecido por não prezar pela segurança no ambiente de trabalho.

A arma entregue a Alec Baldwin foi carregada com munição de verdade, de acordo com a investigação policial em andamento. Não há ainda informações se o assistente tinha conhecimento disso e a polícia ainda precisa descobrir quem realmente carregou a arma — o que pode se tornar a questão central.

Hannah Reed

Caso Baldwin: Hannah Reed era encarregada do armamento do filme "Rust" - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Hannah Reed era encarregada do armamento do filme "Rust"
Imagem: Reprodução/Instagram

Hannah era a profissional encarregada do armamento do filme, segundo o site de notícias TMZ. Ela havia havia ingressado na carreira há pouco tempo.

Hannah concedeu uma entrevista ao podcast "Voices of the Western" em setembro. Ela contou que havia acabado de concluir o seu trabalho nas filmagens de "The Old Way", com Nicolas Cage, e aquela havia sido a primeira vez que ela era executava a função como encarregada do armamento.

"Eu estava bem nervosa no começo, e eu quase não aceitei o trabalho porque eu não tinha certeza se eu estava pronta. Mas correu tudo bem", disse.