Topo

Maju Coutinho no Fantástico representa uma mudança estrutural na televisão?

Colaboração para Splash, em São Paulo

24/10/2021 04h00

Maria Júlia Coutinho não é a primeira jornalista negra a apresentar o "Fantástico". Antes dela, a revista eletrônica teve nomes como Glória Maria entre os apresentadores. Ainda assim, o reconhecimento de profissionais negros na televisão brasileira esta aquém da realidade de um país onde a maioria da população se autodeclara negra.

Maju percorreu um longo caminho dentro da TV Globo até chegar ao "Fantástico". Poucos anos atrás era a profissional da previsão do clima, no "Jornal Nacional", onde também passou a compor a bancada esporadicamente, até ser escolhida como âncora do "Jornal Hoje" em 2019. O jornalístico vai ser assumido por César Tralli.

Aline Ramos, colunista de Splash, destaca que a chegada de Maju ao "Fantástico" pode, sim, representar uma mudança estrutural na televisão brasileira.

Nos últimos anos, Maju mudou de cargo e ocupou espaços onde até então não havia mulheres negras. Isso tem um valor muito grande tanto na estrutura da Globo quanto no jornalismo como um todo, se a gente pensar em referências e diversidade, que ainda é algo muito difícil. Ela faz parte deste momento marcante.

Aline, que também é negra e jornalista, se espelha na própria trajetória ao analisar que Maju no programa da noite de domingo da TV Globo pode significar um novo passo para a televisão.

Eu sempre pontuo isso por um aspecto pessoal. Na faculdade, eu tinha o cabelo igual ao da Maju e ouvi de uma professora que se eu quisesse trabalhar na televisão teria que alisar meu cabelo, mudar minha identidade.

Débora Miranda, editora-chefe de Universa e apresentadora do podcast "Splash TV Vê", pondera que a nova apresentadora do Fantástico faz parte de um movimento novo, mas importante: o de valorização das profissionais mulheres.

Esse espaço não foi aberto por ela [Maju] ser uma mulher negra, mas ela é uma mulher negra e, assim como outras, em outras épocas não estaria nesse lugar. Esse reconhecimento é muito merecido.

Splash Vê TV

Apresentado por Débora Miranda ao lado de Chico Barney, Cristina Padiglione e Aline Ramos, o podcast Splash Vê TV vai ao ar às terças-feiras, 13h, no YouTube e demais plataformas de áudio.