Topo

Da cor à modelagem: 7 vestidos que chocaram por suas ilusões de ótica

Vestidos repercutiram nas redes sociais por causarem ilusão de ótica - Reprodução/ TikTok/ George Pimentel/ WireImage
Vestidos repercutiram nas redes sociais por causarem ilusão de ótica Imagem: Reprodução/ TikTok/ George Pimentel/ WireImage

De Splash, em São Paulo

24/10/2021 07h00Atualizada em 25/10/2021 08h42

Nesta semana, um vestido que afina a cintura com o uso de um laco no abdômen virou febre no TikTok e tudo não passava de uma ilusão de ótica: ao amarrar as alças, o resultado é uma cintura visualmente menor. Fora do ambiente virtual, o modelo esgotou rapidamente.

Contudo, essa não é a primeira vez que um vestido impressiona o público por "distorcer" a realidade diante dos olhos. Afinal, quem não lembra da polêmica do vestido azul e preto ou branco e dourado?

Não há mágica e a ciência explica, mas separamos oito modelos que já deram nó na mente dos internautas e fizeram o proposto: chamaram (muito) a atenção. Confira:

1. O famoso vestido azul e preto. Ou branco e dourado?

Era fevereiro de 2015 quando o mundo inteiro quis saber: afinal, que cor era esse vestido? Azul e preto ou branco e dourado? A foto do objeto viralizou depois que a jovem escocesa Caitlin McNeill, na época com 21 anos, fez uma publicação em seu Tumblr. A princípio, a imagem foi postada no Facebook pelos próprios noivos do casamento que ela tocou. O vestido era da mãe da noiva e o casal não entrara em consenso sobre qual cor ele seria.

Tal dúvida, compartilhada nas mais diversas páginas e perfis, possui explicação. Toda confusão das cores é causada pelo fenômeno conhecido como "ilusão de luminosidade", uma categoria de ilusão de ótica. No final, o vestido da marca Roman Originals era azul e preto.

foto 1 - Reprodução/Wired - Reprodução/Wired
A imagem original do vestido: que cores você vê?
Imagem: Reprodução/Wired

2. Comissão de frente

Quem também trouxe vestidos que deram o que falar foi o carnaval do Rio de Janeiro em 2010. Mais precisamente a escola de samba Unidos da Tijuca, a grande campeã do grupo especial daquele ano, após 74 anos sob o comando do carnavalesco Paulo Barros, com o enredo "É Segredo!". A comissão de frente trouxe seis mulheres que, em questão de segundos, tinham roupas que mudavam de cores. Ao todo, foram seis trocas de roupa com muita ilusão na avenida.

foto 2 - Reprodução/ TV Globo - Reprodução/ TV Globo
Mulheres na comissão de frente da Unidos da Tijuca no Carnaval 2010 trocaram de roupa seis vezes em segundos
Imagem: Reprodução/ TV Globo

3. Essa cintura é sua?

Pode parecer irreal, mas o vestido que levou a essa lista custava apenas US$ 23,99 (cerca de R$ 135 na cotação atual). Alguém teria dúvidas de que ele esgotaria? Todos os exemplares de um site norte-americano foram comprados depois de um vídeo postado por uma usuária identificada apenas como Jem. Ela apenas veste a roupa e amarra as alças frontais em frente ao abdômen.

"Garota, parece que você cortou metade das suas medidas em um segundo", comentou uma usuária. A cintura de Jem realmente parece encolher na hora. Confira:

4. Truque da cintura não é novo

Os vestidos que criam ilusões de ótica eram febre no começo da década passada. Em 2013, a atriz Olivia Wilde, que esteve no elenco de House (2004-2012), foi destaque internacional ao usar um vestido de Antonio Bernardi que a deixou com uma cintura impressionante e muito fina. Seu vestido traz uma estampa com efeito 3D e parece deixá-la com uma cintura irreal.

foto 4 - Reprodução/ Pinterest/ Red Carpet Fashion Awards - Reprodução/ Pinterest/ Red Carpet Fashion Awards
Atriz Olivia Wilde durante evento em 2013 com vestido que afinava cintura
Imagem: Reprodução/ Pinterest/ Red Carpet Fashion Awards

5. Cor nude e ilusão

Em 2018, foi a vez de Kim Kardashian marcar sua passagem pelo People's Choice Awards. Ela usou um vestido nude da grife Jean Paul Gaultier com linhas que percorriam o formato do corpo da socialite. Foram esses desenhos os responsáveis por causar a ilusão de que o vestido tinha movimento próprio enquanto ela andava, o que não passou despercebido pelo público.

6. A perna de Angelina Jolie

Angelina Jolie escolheu um Versace para comparecer na 84ª edição do Oscar, em 2012. Contudo, o vestido era tão deslumbrante que sua fenda deixava sua perna direita quase que deslocada do corpo, a depender da pose que a atriz fazia. Não demorou muito para a pose virar meme e, nas horas seguintes, um perfil dedicado à perna da atriz ganhou cerca de 15 mil seguidores no Twitter.

7. Barraca da ilusão de ótica?

Joey King, protagonista da trilogia "Barraca do Beijo" da Netflix, usou um vestido que parecia ter a real intenção de deixar as pessoas tontas. A peça em preto e branco tinha linhas onduladas prateadas que provocavam a imagem de movimento. De ombros para fora, a atriz exibiu um visual escultural da holandesa Iris van Herpen.

foto 1 - George Pimentel/WireImage - George Pimentel/WireImage
Joey King, indicada a melhor atriz em minissérie ou filme para a TV por The Act
Imagem: George Pimentel/WireImage

Bônus: tênis multicolorido?

Se em 2015, a ilusão de ótica gerada pelo vestido azul e preto ou branco e dourado foi responsável por diversas publicações nas redes sociais, dois anos depois, a confusão foi por um tênis. A dúvida na época era semelhante: ele era azul e cinza ou rosa e branco? Tem quem discuta até hoje.