Topo

Dupla que fez Pelé em filme emocionou rei: 'Lembrou momentos da carreira'

Kevin de Paula em "Pelé - O Nascimento de uma Lenda" - Reprodução
Kevin de Paula em "Pelé - O Nascimento de uma Lenda" Imagem: Reprodução

Weslley Neto

De Splash, em São Paulo

23/10/2021 04h00

Pelé foi muito além dos campos de futebol e fez história nos cinemas. Além de atuar em filmes nacionais e internacionais, o ídolo do futebol brasileiro, que completa 81 anos hoje, também foi interpretado por dois brasileiros no longa norte-americano "Pelé - O Nascimento de uma Lenda", lançado em 2016.

A dupla escolhida para a missão foi composta pelo ator Leonardo Lima, 19 anos, e o jogador de futebol Kevin de Paula, 26. Os dois comentaram à Splash sobre as reações em seus encontros com o "rei".

Eu estava muito nervoso com a nossa gravação. Eu era muito novo (11 anos) e estava conhecendo o meu ídolo. Ele já chegou dizendo 'pô, eu não era tão bonito assim quando era criança'. Já quebrou o clima e rimos muito, continuamos conversando. Eu estava tão tenso que lembro pouco dessa conversa, mas ele foi extremamente simpático e me deu muita força.
Leonardo Lima

O ator Leonardo Lima Carvalho em cena de "Pelé - O Nascimento de uma Lenda" - Reprodução - Reprodução
O ator Leonardo Lima Carvalho em cena de "Pelé - O Nascimento de uma Lenda"
Imagem: Reprodução

Leonardo Lima foi encontrado pela equipe do filme enquanto jogava futebol no Rio de Janeiro. Ele exaltou a importância da produção do longa dirigido pelos irmãos norte-americanos Jeff e Michael Zimbalist em sua primeira experiência diante das câmeras.

Até hoje as pessoas me chamam de 'Pelézinho' na região onde moro. É muito legal ficar marcado para as pessoas por uma coisa tão boa. Eu gosto muito, é o rei do nosso futebol. Muitos me reconhecem, dizem que viram o filme no avião e estão sempre elogiando.
Leonardo Lima

Após tentativas de seguir como jogador, Leonardo Lima teve sucesso na carreira de ator. Na TV Globo, ele fez parte do elenco da novela "Totalmente Demais" (2015) e foi um dos filhos de Lázaro Ramos e Taís Araújo na série "Mister Brau" (2015 - 2018).

Se eu encontrasse o Pelé, agradeceria pelo que ele fez pelo Brasil e por mim. Se hoje sou ator, é graças a ele e ao filme dele. Tenho muita gratidão. Também daria mais um abraço e desejaria força, ele passou por um momento difícil recentemente.
Leonardo Lima

A segunda fase de Pelé

Enquanto Leonardo interpretava Pelé ainda criança, o início da carreira profissional do ídolo do Santos e da seleção brasileira foi contada com a atuação de Kevin de Paula.

Eu não tive reação (quando encontrei o Pelé). Foi uma mistura de sentimentos, eu representava um cara tão grande e ele estava na minha frente. Foram muitas pessoas buscando o papel aquele teste. Atores da África, dos Estados Unidos. E eu era um dos poucos que não falava inglês. Conseguir representar uma lenda mundial, representando o Brasil e a minha cor, foi muito grande para mim.
Kevin de Paula

Kevin de Paula em cena de "Pelé - O Nascimento de uma Lenda" - Divulgação - Divulgação
Kevin de Paula em cena de "Pelé - O Nascimento de uma Lenda"
Imagem: Divulgação

Ele conta que foi encontrado "por acaso" pela produção do filme. Ele estava treinando pelo Tigres, do Rio de Janeiro, quando a equipe estava presente no estádio para fotografar o local.

"Eu saía com dor de cabeça das aulas de inglês, era muito difícil", brincou o atleta sobre a fase de testes e a escolha para interpretar Pelé nos cinemas.

Quando o Pelé me viu, eu estava mexendo no celular. Estava parado, quieto, e só ouvia os cliques das câmeras. Avisaram que o Pelé chegou e eu estava todo caracterizado, com a camisa da seleção brasileira. Fiquei cinco minutos com a mão estendida quando ele chegou. Pelé ficava olhando, emocionado, lembrando momentos legais da vida e da carreira. Depois me deu um abraço e nós tiramos uma foto. Ele perguntou como eu estava, onde eu morava. Foi tudo muito rápido.
Kevin de Paula

Leonardo Lima, Pelé e Kevin de Paula nos bastidores de "O Nascimento de uma Lenda" - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Leonardo Lima, Pelé e Kevin de Paula nos bastidores de "O Nascimento de uma Lenda"
Imagem: Reprodução/Instagram

Kevin destacou que não teve dificuldades para reproduzir os movimentos pedidos pelos produtores por conta da experiência como atleta. "As cenas das bicicletas foram as mais especiais por serem marcantes na vida do Pelé", lembrou.

Foi uma honra interpretar o Pelé. Ele me ensinou muito sobre a vida. Aprendi a não desistir dos sonhos e da própria capacidade. Que Deus dê muita saúde para ele, é uma lenda do nosso mundo. Que tenha ainda muitos anos de vida.
Kevin de Paula

Kevin de Paula continua jogando futebol profissionalmente. O meio campista está em Portugal para atuar pelo Grupo Desportivo de Monte do Trigo a partir de janeiro de 2022.

Relação com o elenco

Os dois protagonistas de "Pelé - O Nascimento de uma lenda" celebraram a troca de experiências com importantes artistas presentes no elenco, como Milton Nascimento, Felipe Simas e Seu Jorge.

"São muito humildes. Eles sempre me trataram bem. Seu Jorge foi meu pai no filme e fora dele. Até hoje conversamos", disse Kevin.

Seu Jorge é o pai do craque em "Pelé - O Nascimento de uma Lenda" - Divulgação - Divulgação
Seu Jorge é o pai do craque em "Pelé - O Nascimento de uma Lenda"
Imagem: Divulgação

O Milton Gonçalves viu o Pelé jogar e sempre nos falava como era uma experiência mágica. Ficamos muito próximos durante o lançamento em São Paulo e foi muito importante para a sequência da minha carreira como ator.
Leonardo Lima

Pelé brilhou nos cinemas

Pelé também é lembrado pelas atuações em "Isto É Pelé (1974)", "Os Trombadinhas" (1979), "Fuga para vitória (1971) "Pedro Mico" (1985). O ex-atleta também esteve presente em um dos filmes de "Os Trapalhões" em 1986.