Topo

Michel Gomes revela racismo no próprio bairro: 'não sabem que sou público'

Michel Gomes como Samuel em "Nos Tempos do Imperador" - Globo/João Miguel Júnior
Michel Gomes como Samuel em 'Nos Tempos do Imperador' Imagem: Globo/João Miguel Júnior

De Splash, em São Paulo

23/10/2021 10h08

O ator Michel Gomes, 32 anos, interpreta o engenheiro Samuel em "Nos Tempos do Imperador", da TV Globo. Por ser negro, o personagem acaba sofrendo racismo e suas habilidades são questionadas, pois ele é considerado incapaz de realizar trabalhos importantes e que demandam liderança e responsabilidade.

Em entrevista à "Quem", Gomes revelou que, assim como Samuel, já sofreu com o racismo. "A novela mostra a história dos nossos ancestrais e muito dela se reflete até hoje."

Mesmo sendo ator de uma novela da TV Globo, ele conta que passar por situações como essas se tornaram parte de sua vida. "Por exemplo, hoje moro em um bairro em que todas as vezes que estou de moto, tomo uma dura muito grande porque não sabem que sou público. São aspectos que vivo no cotidiano."

"Tenho uma dor que já veio da minha raiz e a história do meu personagem tem início nessa mesma raiz. De alguma forma, conto a minha história por meio do personagem", Michel Gomes à revista.

A carreira artística do ator começou no cinema quando ele tinha apenas 12 anos e viveu o jovem Bené, o amigo de Zé Pequeno em "Cidade de Deus" (2002). Ele também protagonizou "Última Parada 174" (2008), filme baseado na história de Sandro Barbosa Nascimento, e esteve na série "3%" (2016) e no longa "Salve Geral" (2009).