Topo

Local onde Baldwin matou diretora já foi cenário de 130 filmes; veja alguns

Renata Nogueira

De Splash, em São Paulo

22/10/2021 13h33

O Bonanza Creek Ranch, local onde o ator Alec Baldwin matou acidentalmente a diretora de fotografia Halyna Hutchins, é cenário de filmes há 66 anos. O rancho, que fica no estado do Novo México, nos Estados Unidos, já recebeu dezenas de estrelas de Hollywood e teve mais de 130 filmes gravados em seus estúdios a céu aberto desde então.

newman - FilmPublicityArchive/United Archives via Getty Images - FilmPublicityArchive/United Archives via Getty Images
Paul Newman, Robert Redford e Katharine Ross no filme 'Butch Cassidy', de 1969, clássico gravado no Bonanza Creek Ranch
Imagem: FilmPublicityArchive/United Archives via Getty Images

Por lá, grandes nomes do cinema norte-americano já rodaram cenas que ficaram gravadas na memória de quem ama filmes, principalmente os de faroeste. Como Paul Newman em "Butch Cassidy" (1969), Peter Fonda, Dennis Hopper e Jack Nicholson em "Easy Rider" (1969), Charlie Sheen e Kiefer Sutherland em "Os Jovens Pistoleiros" (1988) e Matt Damon e Penélope Cruz em "Espírito Selvagem" (2000).

Veja imagens do rancho onde Alec Baldwin matou diretora

O primeiro filme rodado no rancho no Novo México, antes mesmo de ele virar um local oficial de filmagens e ganhar seu nome atual, foi "Um Certo Capitão Lockhart" (1955), com James Stewart.

Segundo o site oficial do ranho, foi o ex-motorista da atriz Mary Pickford, Louie Clifford, quem trouxe os produtores de Hollywood para o rancho. Após deixar de trabalhar para a atriz, ele fundou uma empresa de táxis em Albuquerque, cidade no Novo México, mas manteve suas conexões em Hollywood.

Os diretores e produtores de Hollywood teriam ficado encantados com as paisagens deslumbrantes que também encantaram os mineiros e colonos ao longo dos séculos com seu pastos onde antes ficava a antiga cidade de mineração de ouro Bonanza, hoje uma cidade fantasma.

bale e crowe - Divulgação - Divulgação
Christian Bale e Russell Crowe em cena de 'Os Indomáveis', filme de 2007 gravado no Bonanza Creek Ranch
Imagem: Divulgação

Conforme mais produções iam sendo rodadas no local, parte delas deixava montadas cidades cenográficas inteiras como herança. Atualmente, o local tem seis espaços abertos diferentes e que estão disponíveis para locações com casas antigas, pastos e até montes como cenários. Além de filmes, o espaço também é usado para gravar séries de TV e fazer eventos.

Mesmo com uma história de décadas de cenário para vários sucessos, o local agora deve ser lembrado também como cenário da tragédia durante as filmagens de "Rust", o filme estrelado por Alec Baldwin que ainda não se sabe se chegará aos cinemas.

Veja mais alguns filmes que tiveram cenas gravadas no Bonanza Creek Ranch:

  • "The Ballad of Buster Scruggs" (2018), com Tim Blake Nelson, James Franco e Liam Neeson
  • "Hostis" (2017), com Christian Bale, Rosamund Pike e Wes Studi
  • "Homens de Coragem" (2017), com Josh Brolin, Miles Teller e Jeff Bridges
  • "Cowboys & Aliens" (2011), com Harrison Ford, Daniel Craig e Olivia Wilde
  • "Appaloosa: Uma Cidade Sem Lei" (2008), com Ed Harris, Viggo Mortensen e Renée Zellweger
  • "Os Indomáveis" (2007), com Russell Crowe, Christian Bale e Peter Fonda
  • "Motoqueiros Selvagens" (2007), com John Travolta, Martin Lawrence e Tim Allen