Topo

Joe Manganiello lamenta morte de amiga baleada por Alec Baldwin em set

Colaboração para Splash, em São Paulo

22/10/2021 09h58Atualizada em 22/10/2021 13h37

Após a trágica morte da diretora de fotografia no set do filme "Rust", o ator Joe Manganiello lamentou a morte da amiga. Halyna Hutchins, 42 anos, foi baleada por Alec Baldwin com uma arma cenográfica.

Joe e Halyna trabalharam juntos no filme "Archenemy", de 2020, dirigido por Adam Egypt Mortimer, que conta a história de um herói que perde seus poderes ao chegar no planeta Terra.

Estou em choque. Eu tive a sorte de ter a Halyna Hutchins como diretora de fotografia em 'Archenemy'. Um talento incrível e uma grande pessoa. Não consigo entender como isso aconteceu nos dias de hoje? Um tiro com uma arma cenográfica matando alguém? Uma tragédia horrível, escreveu o ator no Twitter.

Em seguida, ele também postou uma foto da amiga em sua conta no Instagram, dizendo que teve sorte de ter trabalhado com Halyna como diretora de fotografia no seu filme.

"Ela era um talento incrível e uma ótima pessoa. Ela tinha tal visão e estilo visual, era o tipo de cineasta que você queria ver bem-sucedida porque queria ver o que ela poderia fazer a seguir. Ela era uma pessoa fantástica. Não havia pressão que não pudesse suportar. Ela foi uma grande colaboradora e uma aliada de qualquer pessoa na frente de sua câmera. Todos que a conheciam estavam torcendo por ela. Eu não posso acreditar que isso poderia acontecer nos dias de hoje ... tiros de uma arma cenográfica podem matar um membro da tripulação? Esta é uma tragédia horrível. Meu coração está com sua família e especialmente com seu filho. Estou muito triste hoje por todos que a conheceram e trabalharam com ela", concluiu.

Quem também lamentou a morte dela, foi o diretor do filme "Archenemy", Adam Egypt Mortimer. "Estou muito triste por perder a Halyna. E completamente furioso que isso possa ter acontecido em um set. Ela era um talento brilhante, totalmente comprometida com sua arte e seus filmes", escreveu.

Entenda o caso

Uma pessoa morreu e outra ficou ferida após um acidente ocorrido ontem no set do filme "Rust", faroeste estrelado por Alec Baldwin, 63 anos, que está sendo gravado no estado do Novo México, nos Estados Unidos. A polícia confirmou à Fox News que o protagonista foi o responsável pelo disparo de uma arma cenográfica.

"Houve um acidente envolvendo uma falha de ignição de uma arma cenográfica", disse um porta-voz de Baldwin à revista People, sem entrar em detalhes.

Os investigadores informaram que a arma de fogo era usada durante as filmagens quando foi disparada por Baldwin, atingindo a diretora de fotografia Halyna Hutchins, de 42 anos, e o diretor Joel Souza, 48. Os detetives buscam descobrir como e qual tipo de projétil foi disparado, disse o xerife responsável pela investigação à Fox News.

O jornal local "Santa Fe New Mexican" informou que o ator foi visto "perturbado e em lágrimas" enquanto falava ao telefone do lado de fora da delegacia após o seu depoimento.

A primeira informação das autoridades após o incidente no Rancho Bonanza Creek indicou que "um indivíduo foi baleado no set", escreveu o Departamento do Xerife de Santa Fé, em um comunicado à imprensa obtido pela People. Os agentes confirmaram que uma arma cenográfica foi disparada.

A arma cenográfica é semelhante a uma arma de fogo normal, mas não tem a nocividade intencional da arma real correspondente. No teatro, por exemplo, as armas de "adereço", como podem ser chamadas, são quase sempre réplicas não operáveis ou têm dispositivos de segurança para garantir que não sejam perigosas. O caso vai para perícia.

A People informou que Halyna Hutchins foi levada de avião para o Hospital da Universidade do Novo México, onde morreu devido aos ferimentos.

Joel Souza, apontado como segunda vítima, recebeu atendimento de emergência no hospital Christus St. Vincent. Um porta-voz do gabinete do xerife responsável pela investigação informou ao The Hollywood Reporter que o quadro é "crítico". Porém, ele recebeu alta na manhã de hoje.

Ninguém foi detido pelo caso e até o momento não foram apresentadas acusações, segundo a polícia, que está interrogando as testemunhas, de acordo com a agência de notícias AFP.

As gravações do filme foram suspensas por tempo indeterminado. "Rust" é um faroeste estrelado e coproduzido por Baldwin com direção de Joel Souza.

A produção publicou uma nota que "todos os trabalhadores do elenco estão absolutamente devastados com a tragédia" e mandou condolências para a família de Halyna Hutchins.