Topo

Quem é Tininha Mattos, blogueira processada por Eduardo Bolsonaro

Tininha Mattos, blogueira processada por Eduardo Bolsonaro após vídeo no Instagram - Reprodução/Instagram
Tininha Mattos, blogueira processada por Eduardo Bolsonaro após vídeo no Instagram Imagem: Reprodução/Instagram

Lucas Pasin

De Splash, no Rio

17/10/2021 13h56

Maria Cristina Fontes de Mattos, conhecida nas redes sociais como Tininha Mattos, ganha as manchetes desde março, quando publicou um vídeo no Instagram sobre a visita do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e do filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), ao seu local de trabalho. Ela teceu críticas aos políticos e está sendo processada por Eduardo Bolsonaro por crime de ameaça.

E eu ia fazer escândalo, e eu ia filmar, e eu ia dar outra facada no Bolsonaro, com faca de pão que eu ia roubar da copa daqui, provavelmente no Eduardo Bolsonaro, que é quem eu mais odeio, mas eu perdi essa oportunidade", disse Tininha na gravação, revelando que chegou atrasada ao trabalho e que não encontrou mais Jair Bolsonaro.

Tininha ainda falou no vídeo:

E eu ia ser chamada para o Big Brother e para A Fazenda, porque ia viralizar.

A postagem, segundo ela, foi derrubada pelo Instagram após a repercussão.

'Chip da Beleza' e looks inspirados em Michael Jackson

Modelo e estilista, que já fez trabalhos na Europa e nos Estados Unidos, Tininha — que atualmente tem pouco mais de 40 mil seguidores no Instagram, rede em que ingressou em 2013 — revelou em entrevistas que teve suas redes sociais invadidas. No Twitter, ela deixou de publicar após a polêmica. Já no Instagram, com pouco mais de 500 fotos, ela mostra para os seus seguidores um pouco de seu trabalho com moda, e também dá dicas de beleza e emagrecimento.

Em 2018, Tininha compartilhou com seus seguidores que implantou o "chip da beleza" - um 'chip' com injeção de hormônios para fins estéticos. A modelo relatou a experiência, citando o médico endocrinologista responsável pela técnica: "Emagreci horrores e meu cabelo está simplesmente maravilhoso. Mesmo malhando muito pouco e me alimentando mal devido à minha agenda ultimamente, meu percentual de gordura diminuiu visivelmente e eu ganhei mais tônus muscular".

A pauta sobre emagrecimento é assunto rotineiro nas redes sociais de Tininha. A influenciadora publica fotos no estilo "antes e depois" para mostrar tratamentos que ajudam na perda de peso. Em junho, por exemplo, a modelo contou que engordou 10 kg no período da pandemia e contou sobre as transformações no corpo.

As redes sociais de Tininha também trazem alguns desenhos feitos pela estilista, com destaque para uma coleção toda criada com inspiração em Michael Jackson. Ela também compartilha fotos de viagens por outros países, campanhas de moda que participou, e até eventos que prestou consultoria.

Tininha já participou de eventos ao lado da também blogueira Thassia Naves, apontada nas redes como apoiadora de Bolsonaro após curtir publicações a favor do político. A modelo segue alguns famosos, como Felipe Neto, Samantha Schmutz, Tatá Werneck e Virginia Fonseca.

Tininha Mattos já participou de evento ao lado de Thassia Naves - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Tininha Mattos já participou de evento ao lado de Thassia Naves
Imagem: Reprodução/Instagram

'Não vou parar de me posicionar'

Em entrevista ao UOL, publicada hoje, Tininha questiona ação de Eduardo Bolsonaro e diz acreditar que, desde 2018, o direito vem sendo usado para perseguição política.

Ela ainda avisa: "Eu não vou parar de me posicionar politicamente, ainda mais no momento em que o país se encontra. Pessoas que têm muitos seguidores, que são pessoas públicas, são muito bem-vindas a se posicionarem".