Topo

Lenda da animação da Disney morre aos 111 anos

Ruthie Tompson morreu aos 111 anos - Reprodução/Disney
Ruthie Tompson morreu aos 111 anos Imagem: Reprodução/Disney

Colaboração para Splash, em São Paulo

12/10/2021 15h22

Ruthie Tompson, lendária artista da Disney, morreu ontem, aos 111 anos.

Conforme a nota divulgada pelo estúdio em que trabalhou durante 40 anos, ela morreu tranquilamente enquanto dormia.

disney - Reprodução/Walt Disney  - Reprodução/Walt Disney
Alguns dos filmes que Ruthie Tompson ajudou a fazer
Imagem: Reprodução/Walt Disney

"Ruthie era uma lenda entre os animadores e suas contribuições criativas para a Disney — de 'Branca de Neve e os sete anões' (1937) a 'Bernardo e Bianca' (1977) — permanecem clássicos amados até hoje", escreveu Bob Iger, o presidente executivo.

"Enquanto vamos sentir falta de seu sorriso e senso de humor maravilhoso, seu trabalho excepcional e seu espírito pioneiro vão ser para sempre uma inspiração para todos nós. Como uma jovem garota que começou como uma 'figurante' nas 'Alice Comedies' de 1920 — ela foi dirigida pelo próprio Walt Disney e observou sobre os ombros de Roy O. Disney e Ub Iwerks trabalhando as câmaras silenciosas — e vivendo até os 111 anos, ela era a única pessoa ainda viva que tinha conhecido Walt Disney em seus anos iniciais em Hollywood", continuou o presidente dos estúdios.

Ruthie foi reconhecida como "Lenda da Disney", em 2000. Ela foi uma das primeiras mulheres a ser convidada para fazer parte do sindicato de fotografia, em 1952.

Ela atuou como supervisora do departamento de cenas, além de ajudar a desenvolver um mecanismo de câmera para fotografar cenas animadas.