Topo

Casal Jay-Z e Beyoncé pode fazer história disputando um Oscar entre si

Beyoncé e Jay-Z na noite do Grammy Awards 2021 - Reprodução/Instagram
Beyoncé e Jay-Z na noite do Grammy Awards 2021 Imagem: Reprodução/Instagram

De Splash, em São Paulo

10/10/2021 12h42

O Oscar 2022 promete. As previsões da revista Variety indicam que Jay-Z e Beyoncé podem ser o primeiro casal da história a disputar um Oscar entre si, e apenas um ficar com a estatueta. Isso porque ambos têm chances reais de indicação na categoria melhor canção original.

Jay-Z tem grandes chances de concorrer pela música "Guns Go Bang", do filme "Vingança e Castigo" ("The Harder They Fall" no título original). O rapper dividiria a estatueta com Kid Cudi e com o diretor Jeymes Samuel, que assinam a canção com ele. Há também uma chance de indicação pela música "The Harder They Fall", que tem o mesmo nome do filme estrelado por Idris Elba.

Já Beyoncé está na corrida ao Oscar este ano por sua canção original no filme "King Richard: Criando Campeãs". "Be Alive" leva a assinatura dela e de Darius Scott e também está no topo da lista das previsões da Variety.

Na história do Oscar, dezenas de casais já foram indicados no mesmo ano, para o mesmo filme ou separados, mas nenhum chegou a vencer o outro na mesma categoria.

Noah Baumbach e Greta Gerwig quase o fizeram em 2020, quando ambos concorrem na principal categoria, melhor filme, por "História de Casamento" e "Adoráveis Mulheres", dirigidos por eles. Mas o prêmio ficou com o sul-coreano "Parasita".

Outro exemplo aconteceu no Oscar de 1996 com Tim Robbins, indicado como melhor diretor por "Os Últimos Passos de Um Homem", e Susan Sarandon, que levou a melhor e ficou com a estatueta de melhor atriz pelo mesmo filme. Porém, eles competiam em categorias diferentes.

Em 2022, a categoria canção original pode se tornar uma das mais aguardadas caso Jay-Z e Beyoncé estejam juntos, mas separados, na disputa.

A votação para definir os indicados ao Oscar começa em 27 de janeiro de 2022, e termina em 1º de fevereiro de 2022. As indicações oficiais para o Oscar serão anunciadas no dia 8 de fevereiro de 2022. Já a cerimônia está agendada para o dia 27 de março de 2022.