Topo

Splash Explica

Tá em dúvida? Chega mais que a gente te explica!


O que torna Erasmo e outros peões de 'A Fazenda' machistas? Splash explica

A Fazenda 2021: Erasmo tem chamado atenção com o seu comportamento machista  - Reprodução/Playplus
A Fazenda 2021: Erasmo tem chamado atenção com o seu comportamento machista Imagem: Reprodução/Playplus

Ane Cristina

De Splash, em São Paulo

07/10/2021 04h00

As situações machistas em "A Fazenda 13" (RecordTV) foram incontáveis nos últimos dias. O participante Erasmo Viana, sozinho, dá um show de machismo e sexismo. No entanto, quando confrontados minimamente sobre algumas de suas frases e/ou comportamentos, os peões batem com força na tecla de que não são machistas.

Em outros momentos, ainda, algumas peoas chegaram a defender as falas machistas dos colegas ou até agradecer conselhos machistas, como foi o caso de Aline. Por mais que o assunto esteja em alta no reality da RecordTV, fica claro que os peões não sabem do que estão falando.

Por isso, Splash explica porque algumas das situações em "A Fazenda 13" são problemáticas:

Victor e Erasmo "analisando" Aline

A Fazenda 2021: Erasmo e Victor comentam comportamento de Aline - Reprodução/Playplus - Reprodução/Playplus
A Fazenda 2021: Erasmo e Victor comentam comportamento de Aline
Imagem: Reprodução/Playplus

Na semana passada, Erasmo e Victor analisaram o comportamento de Aline e definiram que a peoa poderia se tornar uma opção de voto por, na visão deles, ter um comportamento "vulgar".

Mesmo sabendo que Aline está em um relacionamento aberto para ficar com outras mulheres, Erasmo afirmou que o fato de ela beijar uma colega de confinamento seria um "p*** desrespeito" com seu companheiro.

Sexismo é uma atitude discriminatória que define quais usos e costumes devem ser respeitados por cada sexo, desde o modo de vestir até o comportamento social adequado.

Fica o questionamento: será que se fosse um homem em um relacionamento aberto flertando com outras mulheres, o julgamento de Victor e Erasmo seria o mesmo? A opinião dos peões é que, por Aline ser "vulgar" — leia-se: agir conforme as regras do próprio relacionamento — deveria ser votada.

A Fazenda 2021: Erasmo e Aline conversam na área externa - Reprodução/Playplus - Reprodução/Playplus
A Fazenda 2021: Erasmo e Aline conversam na área externa
Imagem: Reprodução/Playplus

Erasmo seguiu tão incomodado com o comportamento de Aline que decidiu falar com ela. "Aconselhando-a", o influenciador sugeriu que ela parasse de beber "por respeito ao seu namorado". Preocupada, após ele dizer que sua atitude não a agradou, Aline questionou: "Mas eu fiz algo de ruim para você?"

"Não! De forma alguma. Pra mim, não. De forma alguma. Eu acho que você fez pra você mesma", respondeu o ex-namorado de Gabriela Pugliesi.

Victor também foi conversar com Aline e a aconselhou a "conter sua liberdade excessiva". Alguns dias depois, a peoa agradeceu a dica.

Isso significa que a própria Aline é machista? Segundo a consultora Viviana Santiago disse à Universa, não.

O machismo é uma ideologia de dominação, que pressupõe superioridade masculina. Eles têm o poder, são vistos como o centro da sociedade, a medida de tudo. A mulher não tem esse poder, muito menos de oprimir o homem. Portanto, quando faz algo visto como machista, ela está reproduzindo o machismo, mas não o criou de fato. Ela foi construída assim. Viviana Santiago

"Qual o problema?"

 A Fazenda 2021: Nego do Borel se deita com Dayane Mello e Erasmo "não ve problema" - Reprodução/Playplus - Reprodução/Playplus
A Fazenda 2021: Nego do Borel se deita com Dayane Mello e Erasmo "não ve problema"
Imagem: Reprodução/Playplus

Apesar de achar o comportamento de Aline nocivo, Erasmo não viu problema em uma possível relação sexual entre Dayane e Nego do Borel, mesmo com a peoa totalmente alcoolizada. "Os dois são solteiros. Qual é o problema? Ela tá aí porque ela quer", declarou.

O problema, basicamente, é que uma pessoa alcoolizada não tem capacidade de consentir o sexo e a prática pode ser enquadrada como estupro de vulnerável.

Segundo o advogado criminal especializado em direito da mulher, Angelo Carbone, se a mulher estiver alterada a ponto de não conseguir decidir se quer ou não ter a relação sexual, o ato torna-se não consensual; portanto, criminoso.

Vivemos em uma sociedade machista que legitima esse tipo de situação. Se a mulher estiver embriagada, a obrigação do sujeito é não fazer nada. Se fizer, é crime. Angelo Carbone

Mesmo após a expulsão de Nego do Borel pela suspeita de estupro, Erasmo afirmou que Dayane "queria causar".

"Que carreira?"

A Fazenda 2021: Erasmo Viana ironiza carreira de Erika Schneider - Reprodução/PlayPlus - Reprodução/PlayPlus
A Fazenda 2021: Erasmo Viana ironiza carreira de Erika Schneider
Imagem: Reprodução/PlayPlus

Em outra ocasião, Erasmo e Gui Araújo conversavam sobre Érika. Gui recordou uma preocupação da dançarina com sua carreira após o reality e alfinetou: "Quem tem uma carreira bem estabelecida não precisa vir pra cá, né? Erasmo concordou, ironizando: "Pelo amor de Deus. Não sei qual [carreira]".

"A Fazenda" é um reality conhecido por convidar celebridades e subcelebridades. Erasmo, por exemplo, é influenciador. Gui, por sua vez, ficou conhecido por participar do "De Férias com o Ex" (MTV Brasil). Érika foi uma das bailarinas do "Domingão do Faustão" (TV Globo) por 8 anos, além de ser modelo e ter sua própria marca de roupas.

Assim, por que a carreira de Érika seria inferior a deles? Esse tipo de comentário tem como objetivo não só difamar a mulher, mas reforçar uma suposta "superioridade" de quem diz.

"Muitos homens costumam ofender e até mesmo difamar aquelas que os desprezam ou os incomodam devido à insegurança frente a uma mulher empoderada", explica Marina Prado Franco, mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo).

"Banalização" do feminismo

Erasmo conversa com Valentina e "explica" o feminismo - Reprodução/Playplus - Reprodução/Playplus
Erasmo conversa com Valentina e "explica" o feminismo
Imagem: Reprodução/Playplus

Após ser chamado de machista por Liziane, Erasmo afirmou que o apontamento "banalizava" a causa das mulheres contra o machismo. Em uma conversa com Valentina, ele voltou a repetir sua teoria:

Hoje em dia tem essa causa do feminismo, uma causa tão poderosa e verdadeira, mas as mulheres, querendo ou não, também estão banalizando isso. No sentindo de, qualquer coisa você leva para esse lado. Erasmo

A atitude do influenciador é um caso clássico de mansplaining — junção das palavras "man" (homem) com "explain" (explicar), ambas do inglês. A situação acontece quando um homem insiste em explicar algo óbvio a uma mulher, normalmente de forma didática, como se ela não fosse capaz de entender. Implicitamente, a intenção do mansplaining é desmerecer a inteligência e subestimar a capacidade de mulheres.

Neste em caso em específico, na opinião de Erasmo, as próprias mulheres não seriam capazes de distinguir o que é ou não machismo, mas ele sim.

A verdade é que o influenciador está mais para 'esquerdomacho', o que, nas palavras de Antonia Pellegrino, codiretora do documentário "Primavera das Mulheres", é: o homem que se diz desconstruído, aliado ao movimento feminista, mas que segue reproduzindo comportamentos machistas.