Topo

Ludmilla critica Bolsonaro por veto a distribuição gratuita de absorventes

Ludmilla criticou o presidente Jair Bolsonaro por vetar a distribuição gratuita de absorventes - Reprodução/Instagram
Ludmilla criticou o presidente Jair Bolsonaro por vetar a distribuição gratuita de absorventes Imagem: Reprodução/Instagram

De Splash, em São Paulo

07/10/2021 15h20Atualizada em 07/10/2021 15h40

Ludmilla criticou o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) por vetar a distribuição gratuita de absorventes a mulheres com baixa renda e em situação vulnerável.

"É todo dia um 7x1 nesse governo. Tantas outras coisas pra eles se preocuparem, mas não, só querem f**** mais ainda a galera que já é sofrida e vulnerável. Imagina uma mulher não poder ir pra escola porque tá menstruada e não tem absorvente? Mas o leite condensado tá lá na mesa dele né", escreveu a cantora, fazendo uma referência aos gastos do Executivo com leite condensado.

A decisão de Bolsonaro foi publicada no Diário Oficial da União de hoje.

A previsão constava no artigo 1º do projeto de lei 4968/2019, aprovado pelo Congresso para a criação do Programa de Fornecimento de Absorventes Higiênicos nas escolas públicas de ensino médio e de anos finais do ensino fundamental. O projeto também previa a distribuição de itens de higiene a mulheres em situação de rua, ou em situação de vulnerabilidade social extrema, presidiárias e apreendidas.

Os vetos presidenciais podem ser mantidos ou derrubados pelo Congresso Nacional no prazo de 30 dias após a publicação no Diário Oficial.

O projeto de lei, de autoria da deputada federal Marília Arraes (PT-PE) e relatoria no Senado de Zenaide Maia (PROS-RN), pretendia ajudar 5,6 milhões de pessoas que menstruam. Parlamentares estimavam um custo de aproximadamente R$ 119 milhões ao ano, a depender de como ficasse a regulamentação.