Topo

Gustavo Mioto revela problema na garganta que interfere no canto

Gustavo Mioto revela problema na garganta que influencia no canto - Reprodução: YouTube
Gustavo Mioto revela problema na garganta que influencia no canto Imagem: Reprodução: YouTube

Colaboração para Splash, no Rio de Janeiro

07/10/2021 13h38

Gustavo Mioto é sucesso no Brasil inteiro em seus quase dez anos de carreira, no entanto, o artista precisou enfrentar algumas barreiras para conquistar tudo o que tem. Em bate-papo no podcast 'PodPah', o sertanejo conta que tem um problema na garganta que influencia bastante no canto e, por isso, precisa de atenção e cuidados redobrados.

'Eu tenho um problema, acho que eu nunca falei sobre isso ainda... Eu fiz uma cirurgia ainda guri que o médico cortou um lado da garganta maior do que o outro. Daí, eu tenho um lado maior que o outro na garganta. E quando a gente canta, a gente precisa da vazão do ar e meu ar passa 'descompensado', assim', explica. O erro médico aconteceu durante uma operação simples nas amígdalas. 'Esse 'sino' aqui de trás é um lado mais fechado e o outro mais aberto. E faz diferença demais!', diz. O problema não pode ser resolvido, de acordo com o cantor.

Ademais, o artista confessa que, por várias vezes, pensou em parar de cantar. 'Teve um breve momento onde eu falei: 'Cara, vou levar como um hobby'. Mas chegou um momento que eu falei: 'Não tem jeito de ser um hobby, porque eu nunca vou ser bom se for um hobby'. E aí eu foquei'. Para isso, é necessário uma sequência de 'cuidados': 'Eu faço fono até hoje, tem que fazer aula de canto pra sempre, faço aula de guitarra até hoje - com o guitarrista da minha banda - e assim a gente vai'.

Primeiro single de sucesso

Atualmente com 24 anos, Mioto precisou de muita persistência para conquistar o primeiro single de sucesso, 'Impressionando os Anjos'. A música estourou cinco anos depois do início de sua carreira, quando pensou novamente em fazer uma pausa. Gustavo contou com a ajudinha, por assim dizer, de outros famosos. 'Eu estava assim: 'Vou parar de cantar'. E aí veio o sucesso. (...) Essa música começou a fomentar porque o Bruno, do Bruno e Marrone, postou um vídeo com o olho inchado, antes dela sair', conta, recordando que foi elogiado pelo sertanejo na publicação. Outros artistas, como Daniel, também compartilharam a canção.

Mas a explosão mesmo veio no dia do lançamento, quando Gusttavo Lima relatou a emoção de ouvir a música: '(Ele) tinha acabado de perder a mãe. E aí o Gusttavo me ligou chorando e a música explodiu em pouco tempo, exatamente por causa desses posts', revela.