Topo

Shakira sobre xenofobia: 'Me perguntavam sobre tráfico de drogas'

A cantora Shakira relembrou o preconceito sofrido no início da carreira por ser colombiana - Xavi Meno?s/Reprodução/Instagram
A cantora Shakira relembrou o preconceito sofrido no início da carreira por ser colombiana Imagem: Xavi Meno?s/Reprodução/Instagram

Colaboração para Splash, em Alagoas

05/10/2021 19h38

A cantora Shakira, de 44 anos, falou sobre a xenofobia que sofreu durante o começo de sua carreira por ser natural da Colômbia, país localizado na América Latina.

Capa da atual edição da revista Cosmopolitan, a estrela da música pop disse que, quando começou a fazer sucesso nos Estados Unidos, a imprensa a retratava como "o segundo melhor produto já exportado pela Colômbia para o mundo" e que, acredita ela, o primeiro "melhor produto seria a cocaína".

"Eu ficava, tipo, por que os jornalistas estão me perguntando sobre o tráfico de drogas? Meu país é muito mais do que isso", afirmou a artista, que se questionou o que aconteceria hoje, caso a mídia continuasse fazendo esse tipo de pergunta.

Na entrevista, Shakira também falou sobre o período em que correu o risco de perder a voz e quase foi obrigada a se aposentar em 2017, após sofrer uma hemorragia que comprometeu suas cordas vocais. Segundo contou, ela chorava todos os dias com medo de não poder mais trabalhar, e destacou a importância dos fãs para ajudá-la a superar aquela fase.

"Naquela hora mais sombria da minha vida, percebi o quão sortuda eu era. Todas aquelas pessoas me deram tudo que eu precisava para curar. E eu me curei. Ao contrário do que os médicos disseram. Era muito perigoso. Chorei todos os dias enquanto minha voz sumia. Eu nunca pensei o quão importante era ter uma voz até que a perdi. Nunca parei de agradecer a minha voz quando ela voltou", declarou.

A artista disse não sentir necessidade de está o tempo toda rodeada pelo público, por grandes multidões, e que gosta de apreciar os momentos de calmaria ao lado da família. Por fim, pontuou está contente com o fato de que seus filhos, Milan de 8 anos, e Sasha, de 6, do casamento com Gerard Piqué, irão recordar dela "vestida de pijamas", e sem todos os aparatos de uma estrela pop.

Shakira tem empresas em paraíso fiscal

A estrela da música pop Shakira é uma das personalidades citadas em uma investigação jornalística que revelou personalidades e líderes políticos que possuem empresas em paraísos fiscais, a exemplo do ministro da Economia do Brasil, Paulo Guedes.

Shakira aparece como dona de três empresas registradas nas Ilhas Virgens Britânicas, na região do Caribe. No entanto, a famosa nega qualquer irregularidade.

Possuir negócios em paraíso fiscal não é a única polêmica que ronda o nome da cantora. Desde o ano passado, ele é acusada pela Receita Federal da Espanha de ter fraudado R$ 97 milhões em impostos entre os anos de 2012 e 2014 — em sua defesa, ela alega que, na época, não mantinha residência fixa no país europeu.