Topo

Henrique Casttro: o 'último amigo de Marília Mendonça a fazer sucesso'

Henrique Casttro lembra "noitadas" no posto de gasolina com famosos sertanejos - Divulgação
Henrique Casttro lembra 'noitadas' no posto de gasolina com famosos sertanejos Imagem: Divulgação

Lucas Pasin

De Splash, no Rio

04/10/2021 04h00

Ele deixou o interior do Tocantins há quase 10 anos, rumo a Goiânia, com R$ 30 no bolso, um violão, e o sonho de se tornar músico. Henrique Casttro, 27 anos, fez seu nome como compositor — com hits como "Liberdade Provisória", de Henrique & Juliano, e "Propaganda", de Jorge & Mateus — e se lançou oficialmente como cantor, com projeto ao vivo com seis músicas.

Para sua primeira aposta, a música "Apto 119", dois nomes poderosos na parceria: Marília Mendonça o acompanha nos vocais e Zezé Di Camargo assume o papel de ator no clipe. É a consagração, como ele diz, de sua proximidade com o "alto escalão sertanejo".

Nasci numa cidade de 10 mil habitantes, interior do Tocantins, e só tinha um sonho muito distante. Comecei do zero em Goiânia, com muitas portas na cara e dificuldades. Por muitas noites só tinha miojo e pipoca para jantar. Hoje, conquistei a minha casa própria, ando no carro dos meus sonhos e tenho o respeito de grandes personalidades da música. Só isso já me deixa realizado.

Henrique fazia parte da "turma de Marília Mendonça" quando a cantora ainda nem sonhava com o sucesso. Ele brinca que foi o último dos amigos a ser reconhecido pela música:

Conhecia a Marília, o Zé Neto e o Cristiano, a Maiara e a Maraisa, e tinha também o Henrique e o Juliano, que já conhecia desde o Tocantins, há mais de 12 anos. Viramos amigos e eles nem tinham ainda estourado. A gente amanhecia no posto de gasolina, curtindo mesmo sem dinheiro. Todos eles estouraram e só eu fiquei. Falava para eles: 'Vocês me deixaram para trás, né? Agora preciso fazer acontecer'.

De fato, Henrique Casttro correu atrás. Antes de se lançar como cantor, ele escreveu músicas para os principais nomes dos sertanejos. "Espaçosa Demais", cantada por Felipe Araújo, "Rapariga Digital", de Naiara Azevedo, "Tudo em Paz", com Jorge & Mateus, são outros de seus sucessos.

Sem dúvida, 'Liberdade Provisória' é a maior. Ela veio para coroar um trabalho muito lindo que já vinha sendo feito. Me colocou em outro patamar. Foi aquele divisor de águas que fez o alto escalão do sertanejo nos procurar. Agora também tenho as novas da Marília Mendonça, lançadas no último mês e outras que serão cantadas pelo Zezé Di Camargo.

Henrique Casttro nasceu no interior do Tocantins - Divulgação - Divulgação
Henrique Casttro nasceu no interior do Tocantins
Imagem: Divulgação

A aposta nos vocais:

Henrique explica que não é um compositor que virou cantor, mas sim um cantor que precisou se preparar melhor antes de se arriscar nos vocais. Para o novo passo na carreira, o artista lançou na sexta-feira (1) seis músicas do projeto "Henrique Casttro Ao Vivo".

Além de "Apto 119", com participação de Marília Mendonça, o artista também aposta em uma canção que a define como "polêmica":

Se chama 'O Cachê Foi Amor'. Conta a história de uma garota de programa que se apaixonou por um cliente e jogou as notas de R$ 100 quando ele foi pagar. E nessa música eu também vou fazer a voz da mulher, interpretar a fala dela. É uma música que tem tudo para fazer sucesso!.