Topo

Artista sueco que desenhou Maomé morre em misterioso acidente de carro

Lars Vilks morreu em acidente de carro na Suécia - Reprodução/YouTube
Lars Vilks morreu em acidente de carro na Suécia Imagem: Reprodução/YouTube

Colaboração para Splash, em São Paulo

04/10/2021 13h30Atualizada em 04/10/2021 19h30

Lars Vilks, artista sueco que sobreviveu a duas tentativas de assassinato nos últimos anos após ter desenhado uma caricatura do profeta Maomé, morreu em um misterioso acidente de carro em Markaryd, na província de Kronoberg, na Suécia, durante o último fim de semana.

As informações são do jornal "Daily Mail". O cartunista de 75 anos morreu quando o carro da polícia onde estava desviou para o lado errado na estrada, e acabou colidindo frontalmente com um caminhão. Os dois veículos pegaram fogo.

Os ocupantes do carro policial morreram, enquanto o caminhoneiro de 45 anos foi levado ao hospital com ferimentos graves, segundo a agência sueca "Expressen". As circunstâncias do acidente seguem sendo investigadas pela promotoria do país.

Ainda segundo a agência sueca, o chefe da Polícia Nacional, Anders Thornberg, lamentou o ocorrido: 'Foi com grande consternação e grande tristeza que recebi a notícia de que os nossos dois colegas e o nosso segurança morreram esta tarde. Meus pensamentos vão para seus parentes, familiares, amigos e colegas de trabalho", disse ele, que garantiu estar em contato com a polícia local para "garantir que recebam o apoio que precisam" para elucidar o fato.

Já o chefe do gabinete do promotor especial, Anders Jakobsson, disse: 'Com as informações que tenho agora, isso indica que foi um acidente, mas a investigação está em um estágio muito inicial". Por sua vez, o porta-voz da polícia Rickard Lundqvist disse: 'Não posso dizer no momento se há alguma suspeita de crime".

Vilks recebeu diversas ameaças de morte desde 2007, quando publicou uma caricatura de Maomé no corpo de um cachorro. O primeiro ataque real aconteceu em 2011, quando Colleen LaRose confessou ter conspirado para matar o cartunista. Ela foi condenada pela justiça em 2014.

A segunda tentativa aconteceu em 2015, quando Omar El-Hussein efetuou disparos contra a frente do café Krudttonden, onde o cartunista participava de um debate sobre a liberdade de expressão.