Topo

Dave Grohl, do Foo Fighters, diz que foi renegado pelo pai por ser músico

Dave Grohl, vocalista do Foo Fighters, não teve permissão do pai para seguir carreira artística - Lucas Lima/UOL
Dave Grohl, vocalista do Foo Fighters, não teve permissão do pai para seguir carreira artística Imagem: Lucas Lima/UOL

Colaboração para o UOL

30/09/2021 08h35

O cantor Dave Grohl, de 52 anos, vocalista da banda de rock Foo Fighters, e ex-baterista do Nirvana, revelou que foi renegado pelo próprio pai, James Grohl, devido ao fato de ter optado por seguir carreira artística na área musical e não ter priorizado os estudos.

Dave Grohl fala sobre esse detalhe de sua vida íntima no livro de memórias "The Storyteller: Tales Of Live And Music" ("O Contador de Histórias: Contos Sobre a Vida e a Música", em tradução livre). Segundo o artista, seu pai ficou contrariado quando ele deixou os estudos para se dedicar à música, e isso acabou estremecendo a relação entre os dois.

O famoso diz que "descobriu a música" na época em que seus pais estavam se divorciando. Naquela ocasião, o primeiro instrumento que aprendeu a tocar foi a bateria e que "até" tentou ser promotor, porém, como suas notas escolares não eram tão boas quanto esperadas, ele não tinha permissão para tocar. "Meu pai me dizia: 'não se chame de músico só porque você toca um instrumento", contou.

"Não tinha permissão para ser músico. Tivemos aquela conversa bastante dolorosa e embaraçosa sofre o que eu queria fazer da minha, e não sabia o que dizer, mas sabia que era isso [ser artista]", relata Dave Grohl, ressaltando que "isso deu início à separação" entre eles.

"Meu pai me ligou na manhã seguinte e disse: 'nunca mais faça isso!'. E eu disse: 'eu não preciso'", completou.

Em 1990, Dave Grohl deu início a sua carreira de sucesso na música como um dos integrantes da banda Nirvana, liderada pelo vocalista Kurt Cobain. O grupo chegou ao fim em 1994, após Kurt cometer suicídio. Pouco tempo depois, ele fundou o Foo Fighters, banda da qual é vocalista e guitarrista.