Topo

Inspirado em Coldplay, Xand Avião produziu novo álbum após romper com Ivis

Xand Avião lança "Viva La Vida" - Divulgação
Xand Avião lança 'Viva La Vida' Imagem: Divulgação

Renata Nogueira

De Splash, em Fortaleza*

24/09/2021 04h00

"Viva La Vida" é o novo álbum de Xand Avião que chegou hoje às plataformas digitais. Para quem é fã do Coldplay, o nome do novo trabalho do forrozeiro pode soar familiar e tem sim tudo a ver com a banda inglesa.

"'Viva La Vida' é uma expressão que eu já uso há muitos anos. Estava fazendo uma viagem com a minha esposa para fora do Brasil logo quando o Coldplay lançou [em 2008]. Ouvi a música, achei aquela melodia maravilhosa, e vi que a letra fala do bem. Hoje uso sempre a hashtag nas minhas redes", relembra Xand em um papo com Splash em Fortaleza, onde vive desde 2002.

O disco de inéditas tem sete faixas e marca uma nova fase na carreira do cantor, já que Xand teve que voltar a produzir —coisa que não fazia desde a época do Aviões do Forró— depois de romper com DJ Ivis, seu antigo produtor. Além dele, Emanoel Dias, que já havia trabalhado com Xand Avião na época da banda, também ajudou na produção.

O nome do álbum foi uma das últimas coisas definidas, mas parece ter feito sentido no momento certo. "A gente já tinha tudo: local, cenário, músicas. Só faltava mesmo o título. Aí lembrei do 'Viva La Vida' e todo mundo topou na hora". Gravado em junho, antes de o escândalo envolvendo DJ Ivis vir à tona, o disco foi todo regravado sem a participação do antigo produtor, que está preso.

"Viva La Vida" chega agora como um projeto audiovisual, gravado na Lagoa de Uruaú, em Beberibe (CE), local escolhido pelo próprio Xand. "Bebi Até Cair" é a próxima música de trabalho após "Superação Digital", parceria com Zé Vaqueiro já lançada como single em agosto e que também está no disco.

"Bebi Até Cair" fala de um romance marcado por idas e vindas e de desilusão. A faixa ganha clipe hoje às 11h. Os vídeos das outras músicas serão lançados toda sexta-feira, no mesmo horário, no canal oficial do cantor no YouTube.

Oito meses isolado

Xand Avião tem consciência que a pandemia ainda não acabou, mas comemora o momento de superação com o avanço da vacinação. Ele já tomou a primeira dose da vacina e aguarda ansioso a dose da segunda.

"Peguei covid logo no começo da pandemia, em março de 2020, e depois disso fiquei meio noiado. Passei oito meses sem botar o pé pra fora de casa. Se não fosse a minha esposa e os meus filhos para me dar um suporte eu teria entrado em depressão", confessa.

Um ano e meio depois, em Fortaleza, onde eventos para até 300 pessoas já estão liberados pelas autoridades, Xand aproveitou ainda para anunciar um novo festival totalmente dedicado ao forró e piseiro, gênero que cresceu em ritmo acelerado ao longo da pandemia. Ele vai para a estrada em 2022 ao lado de novos talentos do cenário, como Zé Vaqueiro —que é agenciado por ele— e João Gomes, cantor com 10 músicas no top 50 do Spotify.

"A música dá certo quando o público se identifica. E a gente sempre se inova, ousa. Quando comecei solo como Xand Avião me permiti ousar mais. Eu ouso errar. Mas geralmente eu acerto", diz sobre a nova sonoridade do forró, mais eletrônica, e também suas apostas em novos talentos.

"Queria provar que não sou só cantor de forró"

ze - Divulgação - Divulgação
Zé Vaqueiro canta com Xand Avião em "Superação Digital"
Imagem: Divulgação

No novo disco, Xand Avião apostou em timbres de arrocha, forró eletrônico e alguns riffs de guitarra. Ao mesmo tempo que as músicas são dançantes, dignas de festival, também funcionam para tocar nas rádios e streamings que ditam tendência.

"Quando fui gravar 'Casal Raiz', que não é um forró, fui criticado pelos meus fãs por tocar arrocha, sertanejo. Mas eu sabia que a música era boa e ia dar certo. Eu queria provar que eu não sou só um cantor de forró. É meu estilo nato, é de onde vim, mas eu queria mostrar para o povo que eu sabia cantar tudo", relembra sobre a música de 2019.

"Aí 'Casal Raiz' estourou e virou a nona música mais tocada do país. Nesse álbum também tem isso. Ousei em algumas coisas, espero que dê certo, mas gostei muito do resultado. Até porque eu voltei a produzir, coisa que eu não fazia há muito tempo."

Além de "Superação Digital" e "Bebi Até Cair", o novo disco de Xand Avião traz ainda as músicas "É de Mim Que Você Gosta", "Fora de Cogitação", "Os Home Tudo Apaixonado", "Vou Botar Pra Dentro" e "Vou Ficar te Devendo".

*O UOL viajou a convite do festival