Topo

'The Crown' vence o Emmy 2021 de melhor série dramática

Emma Corrin e Josh O"Connor em "The Crown", série que levou a estatueta de melhor série dramática - Des Willie/Netflix
Emma Corrin e Josh O'Connor em 'The Crown', série que levou a estatueta de melhor série dramática Imagem: Des Willie/Netflix

De Splash, em São Paulo e Colaboração para Splash, no Rio

20/09/2021 00h08Atualizada em 20/09/2021 11h36

"The Crown", série da Netflix que retrata a vida da família real britânica, é a grande vencedora do prêmio de melhor série dramática no Emmy Awards 2021, um dos principais prêmios do evento.

A série, que liderou, ao lado de "The Mandalorian" da Disney+, o número de indicações — 24 no total —, era a favorita para levar a estatueta. Peter Morgan, o criador da série, foi quem fez o discurso de agradecimento:

Obrigado à Academia, à Netflix, à Sony e a este local. Obrigado a todos os que não estão aqui porque acabamos de filmar há poucas horas [...]. Estou sem palavras e muito grato, obrigado! Peter Morgan em discurso no Emmy Awards 2021

A obra já tinha conquistado quatro dos 13 prêmios técnicos a que foi indicada — melhor fotografia em série de câmera única, melhor edição em série dramática de câmera única, melhor atriz convidada em série de drama para Claire Foy e melhor elenco em série de drama.

Antes do Emmy 2021, "The Crown" já havia conquistado dez estatuetas nas edições passadas da premiação, mas nunca levou o troféu de melhor série dramática, o que marca a história não só da obra, mas também da Netflix.

Olivia Colman, que faz a rainha Elizabeth 2º na produção, levou para casa o Emmy de melhor atriz em série dramática por "The Crown", superando Emma Corrin e Mj Rodriguez, cotadas como favoritas na categoria.

Josh O'Connor, o príncipe Charles na série, também ganhou prêmio, o de melhor ator em série dramática. Em seu discurso, o artista fez um agradecimento especial para Emma Corin, que viveu princesa Diana na produção.

Destaque no BAFTA e Globo de Ouro

"The Crown" também se sobressaiu no BAFTA da TV de 2021, o maior prêmio da televisão britânica, sendo a segunda série com mais indicações, dez no total, ficando atrás apenas de "Small Axe", antologia de telefilmes sobre racismo de Steve McQueen — diretor do filme "12 Anos de Escravidão". Porém, a série da Netflix não teve a mesma sorte do Emmy e não levou nenhum troféu para casa.

No Globo de Ouro deste ano, "The Crown" garantiu os prêmios em todas as categorias a que foi indicada, levando a estatueta de melhor série de drama pela segunda vez — além de 2021, a série saiu vencedora da categoria na edição de 2017 da premiação, sua estreia.

A obra também conquistou os troféus de melhor atriz, ator e atriz Coadjuvante para Emma Corrin, Josh O'Connor e Gillian Anderson, respectivamente.

Veja aqui a lista completa de vencedores.