PUBLICIDADE
Topo

Tássia Camargo diz que Globo 'é outra' e lembra carta que recebeu do Lula

Tássia Camargo vive há quatro anos em Lisboa com o filho - Divulgação
Tássia Camargo vive há quatro anos em Lisboa com o filho Imagem: Divulgação

Felipe Pinheiro

De Splash, em São Paulo

18/09/2021 04h00

Tássia Camargo recomeçou a vida em Portugal, onde mora em Lisboa com o filho Pedro há quatro anos. Ela, que se apresenta hoje como convidada da peça "Os Profissionais", vê pelo menos uma grande diferença entre fazer novelas no país e na Globo, emissora em que ganhou projeção como atriz e apresentadora.

"A diferença é que na TV daqui de Portugal as pessoas ainda não são números e, sim, pessoas, todas com nome e sobrenome. E, claro, assim como no Brasil, há muito trabalho de qualidade e profissionais muito competentes. Não é fácil a carreira de ator e atriz, exige muito sacrifício", afirma.

Sou muito feliz de fazer parte de uma geração que tinha tantos nomes consagrados na teledramaturgia, aprendi muito com todos eles.

No último ano, Tássia acompanhou, mesmo que de longe, as notícias sobre as saídas de atores veteranos da Globo, como Antônio Fagundes, Glória Menezes e Tarcísio Meira (1935-2021). Para ela, a emissora na qual trabalhou em novelas como "Selva de Pedra" (1986), "Tieta" (1989) e "O Cravo e a Rosa" (2000), além de ter sido a primeira a comandar o extinto "Vídeo Show", em 1983, ficou no passado.

"Na minha época, era o [diretor] José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, e depois que ele saiu, a TV Globo é outra. Na época dele, as pessoas tinham nome e sobrenome. Hoje são apenas números, o que é bem triste", diz.

Ao comentar a decisão de pedir demissão, a atriz cita uma frase de Tiago Leifert — que recentemente anunciou que deixará a Globo até o fim deste ano:

Construí a minha carreira no teatro, na TV Bandeirantes e TV Globo, sou muito grata a eles. Mas chega um momento em que, como disse Tiago Leifert recentemente, a gente precisa voar.

Tássia Camargo como Elisa em 'Tieta' - Jorge Baumann/Globo - Jorge Baumann/Globo
Tássia Camargo como Elisa em 'Tieta'
Imagem: Jorge Baumann/Globo

Crítica a Bolsonaro: "Faço questão de falar"

Do lado de fora da TV e dos palcos, Tássia é conhecida, também, por se posicionar politicamente. Crítica do governo Jair Bolsonaro (sem partido), é direta ao declarar o que pensa sobre o presidente da República:

Em Portugal, fala-se muito sobre isso [a política brasileira] e em quase todos os canais da Europa. Independentemente da minha visão política, a minha indignação é que se trata de um genocida e não um presidente, isso eu faço questão de falar.

Emoção com carta do Lula

Lula e Tássia Camargo em postagem da atriz no Instagram de 2019 - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Lula e Tássia Camargo em postagem da atriz no Instagram de 2019
Imagem: Reprodução/Instagram

Há quatro anos, após sofrer um infarto, Tássia Camargo foi surpreendida com uma carta de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). À época, Lula estava preso em Curitiba acusado de corrupção no caso do tríplex do Guarujá — ele foi solto em novembro de 2019.

"Tenho a carta ainda sim, fiquei emocionada quando a recebi. Naquela época, recebi o carinho de muitas pessoas que são minhas amigas há décadas, e uma deles foi a carta do ex-presidente Lula", se recorda.

Em um trecho da carta, Lula escreveu:

Fiquei sabendo que você teve um problema de saúde. Fiquei preocupado e torcendo para você se recuperar logo. Finalmente você já está bem. Estou torcendo pelo seu sucesso enquanto pessoa humana e enquanto artista. — ex-presidente Lula

"Nasci de novo"

É assim que Tássia Camargo define o fato de ter sobrevivido ao infarto. Hoje em dia, diz que faz monitoramentos constantes, como exames de check-up.

"Nasci de novo. Agradeço muito o Dr. Hélder Pereira e aos outros profissionais que me atenderam. Eu sempre tive uma alimentação muito saudável, mas o médico explicou que é genético e meu pai faleceu de infarto", afirma.

A relação com os fãs brasileiros e portugueses

"O público português é mais discreto, vem devagarinho e aí pergunta se depois pode fazer foto ou não, mas sempre foi assim, desde 1990, seja no Brasil ou em Portugal. As pessoas gostam de ter registros com quem admiram, antes pediam autógrafo, agora querem selfies. Adoro receber esse carinho do público, atendo a todos. Minha carreira se deve a eles também".

Tássia Camargo em comédia portuguesa

Tássia fará uma participação especial em "Os Profissionais", uma comédia sobre as aventuras e desventuras mercado de trabalho. O público brasileiro poderá assistir à apresentação on-line.

"O convite surgiu através da produtora e atriz da peça Abbadhia Vieira, que já realizou o espetáculo muitas vezes no Brasil, com muito sucesso. Aceitei com muito gosto, porque eu fui assistir ao espetáculo e é realmente maravilhoso", elogia.

"Os Profissionais"

Quando: 18 de setembro (sábado)
Horário: 17h
Valor para assistir on-line: R$ 17,50 (+ R$ 2,50 taxa)
Para mais informações e compra do ingresso, clique aqui.