Topo

Seis dançarinos ficam feridos após telão cair em teatro no interior de SP

Simone Machado

Colaboração para o UOL, em São José do Rio Preto (SP)

13/09/2021 13h59

Seis dançarinos ficaram feridos após um telão de led, de cerca de 3 metros de altura, cair durante um ensaio teatral em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, ontem. Entre os machucados estão duas crianças, de 8 e 11 anos e um adolescente de 17 anos.

A queda do equipamento foi filmada por um membro da equipe que registrava com o celular o último ensaio do grupo antes da apresentação do espetáculo, que aconteceria horas mais tarde.

Nas imagens é possível ver a bailarina e organizadora do evento Cristiane Hikiji fazendo sua atuação à frente do palco. Em determinado momento, o telão, que era usado como cenário, cai sobre seis dançarinos que estão mais ao fundo do palco. Por pouco a mulher não tem a cabeça atingida pela estrutura metálica.

"Eu só senti um vento no meu cabelo e quando olhei para trás vi tudo caído. Foi um desespero e uma gritaria. As pessoas não sabiam se estavam machucadas ou se era mais a questão do susto", recorda Cristiane.

Ainda segundo a bailarina, que também é médica, ela mesma prestou os primeiros atendimentos aos feridos. Foi preciso dez pessoas para levantar a estrutura e ajudar a socorrer os bailarinos atingidos.

"Minha primeira preocupação foi com a parte neurológica, ao ver que ninguém tinha sido ferido na cabeça, começamos a ver se alguém havia se machucado com um pouco mais de gravidade. Logo em seguida o Samu chegou e levou as vítimas para os hospitais", recorda a bailarina.

"Por muito pouco eu não fui atingida. Eu dei dois passos à frente e tudo caiu. O curioso é que esses passos não faziam parte da coreografia, acredito que tenha sido Deus", acrescenta Cristiane.

Os bailarinos atingidos foram levados para diversos hospitais da cidade, onde passaram por diversos exames. Apenas um dos artistas teve um ferimento no pé e precisou ter o membro imobilizado. Todos foram liberados após o atendimento médico e passam bem. Eles fazem parte do espetáculo beneficente "Dança no Cinema", que está em sua 8ª edição. O ingresso do espetáculo é um brinquedo que é doado às instituições da cidade no dia das crianças.

O acidente aconteceu no Teatro Municipal da cidade. A Prefeitura de Ribeirão Preto explicou que o local havia sido cedido para a companhia se apresentar e a documentação para a realização do espetáculo estava de acordo com as normas estabelecidas.

A estrutura do espetáculo ficou sob responsabilidade da companhia artística, que terceirizou o serviço para a empresa DX Produções e Eventos, que ficou responsável pela instalação da estrutura que compunha o cenário.

A reportagem do UOL entrou em contato com a empresa, mas até o momento não teve retorno.