Topo

Deus, morte e mais: o que é preciso saber antes de ver o fim de 'Lucifer'

Cena da quinta temporada de "Lucifer" - Divulgação
Cena da quinta temporada de 'Lucifer' Imagem: Divulgação

Fernanda Talarico

De Splash, em São Paulo

10/09/2021 04h00

A sexta e última temporada de "Lucifer" chegou hoje à Netflix e encerra a história de Lucifer Morningstar, personagem criado por Neil Gaiman e interpretado na série por Tom Ellis. Muito amada pelos espectadores, a série chegou a ser cancelada ao final do terceiro ano, mas com tamanha legião de fãs, a plataforma de streaming salvou o título e seguiu a trama.

Com personagens carismáticos e muito queridos, o fim de "Lucifer" é apresentado ao longo de dez episódios, que chegam à Netflix apenas quatro meses depois do lançamento do quinto ano. No entanto, mesmo com pouco tempo entre as estreias, foram diversos eventos importantes que devem ser lembrados para entender melhor a última temporada.

Que tal refrescar a memória?

O sexto ano encerrará de vez a história do demônio que ajuda a desvendar mistérios com a polícia de Los Angeles. No entanto, é preciso lembrar que o final era para ter acontecido na quinta temporada, mas com o sucesso dos episódios, a Netflix resolveu estender por mais um ano.

Com tantos eventos, Splash separou os pontos importantes e que não devem ser esquecidos antes de começar o novo ano.

Alerta de Spoiler Splash - Arte UOL - Arte UOL
Alerta de Spoiler Splash
Imagem: Arte UOL

Deus

A quinta temporada revelou que Miguel, irmão gêmeo de Lucifer - e por isso, também vivido por Tom Ellis - tinha o plano de se livrar do Rei do Inferno, e acompanhamos a batalha entre os dois ao longo dos episódios.

Além de Miguel, outro personagem bastante importante é apresentado na temporada: Deus. Depois de sua existência ser comentada diversas vezes ao longo da série, o Todo-Poderoso finalmente aparece. Interpretado por Dennis Haysbert, o Criador está enfrentando um grande problema, pois perdeu os seus poderes. A solução? Escolher um dos filhos para tomar o seu lugar.

Vale lembrar que a presença de Deus rendeu um dos melhores momentos de toda a série: o episódio musical de "Lucifer"!

E deu treta!

Miguel quer de qualquer maneira se tornar o novo Deus e, para isso, passa por cima de qualquer um que estiver na sua frente, principalmente Lucifer. Já a decisão de quem se tornaria o novo Deus deve acontecer por meio de uma votação entre os anjos, o que desencadeou em um sangrento combate celestial durante o último episódio da quinta temporada.

O clímax da briga aconteceu quando Miguel matou Chloe (Lauren German), que foi para a Cidade de Prata. Para salvá-la, Lucifer arrisca a própria existência, vai até o paraíso para buscá-la e, ao contrário do que acreditava que aconteceria, não morre.

Lucifer Novo Deus

De volta à Terra, Lucifer descobre ser merecedor de se tornar o próximo Deus. Assim, ele corta as asas do irmão e anuncia Mazikeen (Lesley-Ann Brandt) como a nova responsável pelo inferno.

E justamente o fato do protagonista agora poder se sentar no trono do Todo-Poderoso deve guiar os eventos da última temporada.

Sem Dan

Nem só de coisas boas se fez o quinto ano de "Lucifer" e não podemos esquecer do triste destino de Dan Espinoza (Kevin Alejandro), que morreu com um tiro no 15º episódio.

A morte abala a todos os personagens, mas a situação fica ainda pior quando Miguel revela que o detetive não está no céu, mas sim no inferno. No entanto, como se trata de uma série com diversas reviravoltas, há a possibilidade de Dan ser salvo de alguma maneira - e assim esperamos!

E os casais?

A quinta temporada trouxe o que os fãs tanto queriam: um relacionamento de verdade entre Chloe e Lucifer. Inclusive, como falamos acima, é por causa do amor dos dois que o personagem vai até o paraíso e se torna Deus.

Outro casal que parece estar firme e forte ao final do quinto ano é Maze e Eva (Inbar Lavi), que se reencontram e decidem ficar juntas.

Lucifer (Tom Ellis) e Chloe (Lauren German) na 5ª temporada da série da Netflix - John P. Fleenor/Netflix - John P. Fleenor/Netflix
Lucifer (Tom Ellis) e Chloe (Lauren German) na 5ª temporada da série da Netflix
Imagem: John P. Fleenor/Netflix

Vem Aí

O sexto ano promete mostrar a transição de Lucifer entre o Rei do Inferno para Deus, e tudo o que essa mudança implicará no céu, na Terra e na vida do protagonista. Além disso, novos personagens já foram anunciados, como Rory (Brianna Hildebrand), uma espécie de irmã de Lucifer; e Sonya (Merrin Dungey), uma nova policial.

Os novos episódios de "Lucifer" já estão disponíveis na Netflix.