Topo

Narrador, roubo e morte: as perguntas que 'La Casa de Papel' deve responder

Tóquio (Ursula Corberó) e Helsinki (Darko Peric) em cena da parte 4 de "La Casa de Papel" - Tamara Arranz/Netflix
Tóquio (Ursula Corberó) e Helsinki (Darko Peric) em cena da parte 4 de 'La Casa de Papel' Imagem: Tamara Arranz/Netflix

Fernanda Talarico

De Splash, em São Paulo

09/09/2021 04h00

A primeira parte da quinta temporada de "La Casa de Papel" conta apenas com cinco episódios, mas apresentou eventos bastante chocantes, dignos de um dos lançamentos mais esperados do ano pela Netflix. No entanto, os acontecimentos dos novos capítulos não entregam todas as respostas que os fãs tanto queriam, e diversas questões seguem em aberto para serem resolvidas durante a segunda parte.

Para aqueles que já maratonaram, uma notícia ruim: os capítulos derradeiros chegarão ao streaming apenas em dezembro deste ano. Ou seja, nada de respostas até lá.

Pensando nas perguntas sem resolução até agora, Splash separou as questões que os espectadores esperam que sejam resolvidas na segunda parte. Mas atenção: muitos spoilers abaixo!

Sierra tentará matar o Professor?

Alicia Sierra (Najwa Nimri) finalmente deu à luz: Victória veio ao mundo durante o "atraco" ao Banco da Espanha, justamente quando a ex-inspetora tem o Professor (Álvaro Morte) como uma espécie de refém. O parto contou com a ajuda do líder dos ladrões, o que poderia sugerir uma espécie de "trégua" entre os personagens.

No entanto, o episódio final mostra uma cena em que Sierra entrega Victória para Marselha (Luka Peros) segurar e vai ao banheiro. O fato não chamaria a atenção, se não fosse por um detalhe: ela pega um alicate que acha no banheiro, e coloca na manga do vestido.

Afinal, ela está com o objeto para se proteger, por não confiar 100% no Professor, ou será que ela vai atacá-lo novamente?

Arturo vai morrer?

No segundo episódio da quinta temporada de "La Casa de Papel", Arturo (Enrique Arce) é baleado por Estocolmo (Esther Acebo) e quase morre. Porém, com a ajuda de Denver (Jaime Lorente), ela consegue mantê-lo vivo. Então, ele é retirado do Banco para receber cuidados médicos, afinal o seu estado é bastante crítico.

Depois disso, Arturo aparece apenas durante alucinações de Estocolmo, que está lidando com o fato de ter atirado no ex-amante.

Será que ele vai morrer ou continuará vivo, atormentando o grupo de ladrões? Vale lembrar que "Arturito" é um dos personagens menos queridos de "La Casa de Papel" e, caso ele não apareça mais, dificilmente os fãs sentirão falta dele.

Rafael terá um caso com Tatiana?

Filho do Berlim (Pedro Alonso), Rafael (Patrick Criado) apareceu pela primeira vez na nova leva de episódios. Contudo, suas cenas são apenas em flashback e ainda não sabemos como ele afetará os eventos que estão acontecendo dentro do Banco da Espanha.

Nestes momentos do passado, Rafael aprende diversas lições sobre roubos com o próprio pai, que diz: "se realmente quer algo na vida, tem que roubar de quem tem". Além disso, na última cena em que eles aparecem, o jovem troca olhares com Tatiana (Diana Gómez), casada com Berlim. Será que Rafael terá coragem de "roubar" a esposa do próprio pai?

Como está Helsinque?

Quando o grupo de elite do exército explode o teto do Banco da Espanha, uma viga acaba caindo em cima de Helsinque (Darko Peri?) e o deixa preso pela perna. Ao ser encontrado pelos companheiros, ele é resgatado, mas com ferimentos graves.

Como os "atracadores" estão sendo atacados, fica difícil cuidar e dar atenção a Helsinque, então apenas Estocolmo fica com ele e começa a prestar os primeiros socorros e injeta morfina no colega, que está com muita dor. Depois, não vimos mais o personagem, mas o seu paradeiro preocupa os fãs, pois ele está indefeso e passando por maus momentos.

Somado a tudo isso, Estocolmo também está sob o efeito de morfina, que usou para amenizar a culpa de ter baleado Arturo, então Helsinque está realmente sozinho.

Como a morte de Tóquio influenciará os "atracadores"?

Ainda não é possível saber como os acontecimentos finais da leva de episódios influenciarão o assalto a partir de agora, mas já dá para imaginar que a chocante morte de Tóquio (Úrsula Corberó) mudará o rumo do roubo, assim como o assassinato de Nairóbi (Alba Flores) fez com que os "atracadores" se revoltassem e agissem também com sede de vingança.

Quem será o narrador da série agora?

Desde o início de "La Casa de Papel", acompanhamos uma boa parte da história pelo olhar de Tóquio, que é a narradora da série. Inclusive, havia uma teoria entre os fãs de que ela seria a única sobrevivente do assalto e, por isso, era ela quem relatava os fatos. É claro, não há mais como seguir com esta ideia.

Agora, sem a personagem, a produção seguirá sem narrador ou outro "atracador" assumirá o posto?

Como terminará o roubo?

A pergunta que todos os espectadores fazem desde o começo do assalto ao Banco da Espanha é: o bando do Professor sairá vitorioso?

Todas essas perguntas devem ser respondidas na segunda parte da quinta temporada de "La Casa de Papel", em 3 de dezembro, na Netflix.