Topo

Ex da Tóquio, filho do Berlim e mais: as respostas que esperamos de 'LCDP'

Fernanda Talarico

De Splash, em São Paulo

02/09/2021 04h00

A primeira parte da última temporada de "La Casa de Papel" chega amanhã à Netflix e, mesmo que estes não sejam os episódios derradeiros da série, é provável que algumas respostas e resoluções já comecem a tomar forma.

Como já revelamos, os dois primeiros capítulos mostram que o novo ano será explosivo, com muito tiro, porrada e bomba, mas nem apenas de ação vive o fã da produção espanhola: é preciso também entregar as explicações e os desfechos que tanto ansiamos.

Então, com a nova temporada prestes a estrear, Splash separou o que queremos ver no quinto ano de "La Casa de Papel". Para isso, teremos que falar de vários spoilers da quarta temporada - esteja avisado!

Quem é realmente a Tatiana?

Interpretada por Diana Gómez, a pianista clássica aparece durante um flashback na parte três da série e se casa com Berlim. Cinco anos antes do "atraco" ao Banco Central da Espanha, conhecemos a ladra de joias quando ela é apresentada ao Professor. Até este ponto não há muito o que ser questionado, contudo, ela sabe de todo o assalto e muitos fãs teorizam sobre a possibilidade de Tatiana parar de aparecer apenas no passado e ter alguma influência direta com os acontecimentos presentes.

Algumas teorias também apontam para a chance de a personagem ser a versão jovem da inspetora Alicia Sierra (Najwa Nimri), afinal ambas são bastante parecidas, possuem a mesma cor de cabelo e são misteriosas.

Tatiana e Berlim em 'La Casa de Papel' - Reprodução/ Netflix - Reprodução/ Netflix
Tatiana e Berlim em 'La Casa de Papel'
Imagem: Reprodução/ Netflix

O filho da inspetora Alicia Sierra vai nascer?

Uma brincadeira comum entre os espectadores de "La Casa de Papel" é falar sobre como Alicia Sierra está "muito grávida", e isso porque desde que a conhecemos, na parte três da série, ela já está prestes a parir. Como se trata de mais de duas temporadas, a impressão é a de que ela está esperando o bebê há muito tempo - o que não é verdade, afinal o período que acompanhamos na trama é bem menor em relação aos dias.

Agora, na reta final, será que a inspetora dará à luz durante a última temporada? Seria um evento e tanto!

Qual a influência de Rafael, filho do Berlim?

Um dos novos personagens de "La Casa de Papel" será Rafael (Patrick Criado), o filho do Berlim. Ele tem 31 anos e cursou Engenharia da Computação no MIT, nos Estados Unidos. A presença inédita até então pode ser de extrema importância para salvar os "atracadores", com Rafael aparecendo para ajudar o Professor, o próprio tio. No entanto, há a possibilidade de a participação se dar apenas por flashbacks.

Patrick Criado em 'La Casa de Papel' como Rafael, filho do Berlim - Divulgação/ Netflix - Divulgação/ Netflix
Patrick Criado em 'La Casa de Papel' como Rafael, filho do Berlim
Imagem: Divulgação/ Netflix

O que acontecerá com Cesar Gandía?

Grande vilão da parte quatro, Gandía (José Manuel Poga) é o responsável pela morte de Nairobi (Alba Flores), além de ter torturado Tóquio (Úrsula Corberó).

A última vez que o vimos, ele estava preso pelo grupo de ladrões, todo machucado. Agora, na nova leva de episódios, Gandía pode morrer, mas também pode ser usado como moeda de troca entre o grupo do Professor e a polícia.

Por que o ex-namorado da Tóquio aparece?

Logo no começo da primeira temporada de "La Casa de Papel", conhecemos René (Miguel Ángel Silvestre), o então namorado de Tóquio. No entanto, o personagem não fica muito tempo em tela e acaba morrendo depois de um assalto que deu errado. A jovem ladra acaba seguindo sua vida, entrando para o bando do Professor e conhece Rio, o novo affair, mas parece que nunca realmente esqueceu René.

A Netflix anunciou que o ex-namorado estará na nova temporada, mas a sua influência ainda é um mistério, afinal ele poderia ter aparecido durante as outras quatro partes da série, mas apenas agora ele dará as caras, mesmo que em flashback.

Tóquio e o ex-namorado René em 'La Casa de Papel' - Divulgação/ Netflix - Divulgação/ Netflix
Tóquio e o ex-namorado René em 'La Casa de Papel'
Imagem: Divulgação/ Netflix

O que acontecerá com o Arturo?

Talvez o personagem menos querido pelo público, "Arturito" (Enrique Arce) foi refém do assalto à Casa da Moeda e, ao invés de seguir a vida e nunca mais pensar no que aconteceu, deu um jeito de entrar no Banco Central da Espanha para de novo estar no "atraco". Claro que ele não estaria lá por nada e, além de atormentar os ladrões (principalmente Estocolmo e Denver), ele também abusou sexualmente de outra refém. Sendo assim, ele não é mais vítima e deve pagar pelo crime que cometeu. Vamos torcer.

Quem morre?

A gente já sabe que gostar de um personagem em "La Casa de Papel" pode dar muito errado, afinal vários deles morreram desde o começo da série, como foi o caso do Berlim, da Nairóbi, do Moscou, do Oslo... Enfim! O final promete trazer várias emoções e, mesmo que a segunda parte da última temporada chegue apenas em dezembro, já é prudente ir separando os lencinhos pelo que vem por aí.